O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes ganhou um Centro de Referência do Coronavírus. De acordo com a Prefeitura, o espaço foi preparado para realizar acolhimento e atendimento aos pacientes com segurança e sem contato com outros setores. Com a suspensão das cirurgias eletivas, exames e consultas ambulatoriais na unidade, os espaços e leitos serão disponibilizados para eventuais internações, inclusive Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A entrada ao Centro de Referência será exclusiva pelo Bloco “B”, que fica na rua Capitão Francisco de Almeida, nº 466, no distrito de Braz Cubas. O serviço médico já está disponível para pacientes com idade a partir dos 13 anos. Para menores, o atendimento continua sendo realizado no PA 24 horas Infantil.
As internações serão direcionadas para dois andares inteiros do Hospital Municipal, em um total de 46 leitos, informa a administração municipal. A UTI conta atualmente com 10 vagas, mas poderá ser ampliada de acordo com novas necessidades. Existe, ainda, um terceiro andar para internações e as salas de centros cirúrgicos que, neste momento, ainda atendem pacientes pós-operatórios, mas sem qualquer rota de encontro com os outros setores.
A Prefeitura diz que, para atender à nova demanda, o Hospital Municipal já tomou algumas providências com a aquisição de insumos, materiais e equipamentos. “Foram comprados, por exemplo, termômetros de infravermelho (sem necessidade de encostar no paciente) e oxímetros para os médicos avaliarem a saturação dos pacientes. Uma tenda será montada na entrada do Bloco B, com espaço arejado para os processos de triagem”, diz a nota publicada.
Nesta quarta-feira (18), até o início da tarde, duas pessoas foram atendidas no Centro de Referência do Coronavírus. Ambas foram medicadas e liberadas.
Primeiro caso em Mogi
A cidade de Mogi das Cruzes registrou o primeiro teste positivo de coronavírus, afirmou o prefeito Marcus Melo em uma transmissão ao vivo nas redes sociais realizada na noite desta quarta-feira (18). De acordo com o secretário municipal de saúde, Henrique Naufel, o exame foi feito no dia 14 e o resultado foi passado ao Instituto Adolfo Lutz, que fará a contraprova.
A paciente é uma mulher de 43 anos, cujo marido também testou positivo para o COVID-19. Ele teria contraído a doença em São Paulo, onde está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Já a mulher está internada no Hospital Ipiranga, em Mogi das Cruzes. Ela deixou a UTI nesta quarta-feira e, segundo Naufel, ainda não está bem, mas se encontra bem melhor do que estava.
O filho do casal também passou mal, recebeu atendimento médico e ficará em isolamento domiciliar por 14 dias. O secretário afirmou que ainda não tem o resultado do exame dele.
Veja também:
- Começou a apresentar sintomas do novo coronavírus? Saiba o que fazer
- Alto Tietê já registra mais de 100 casos suspeitos de coronavírus
- Mogi suspende consultas e cirurgias para concentrar esforços contra o coronavírus
- Coronavírus: Prefeitura de Mogi das Cruzes decreta situação de emergência
- Akimatsuri 2020 é remarcado para agosto devido ao avanço do coronavírus
- Coronavírus: Câmara de Mogi restringe acesso e suspende sessões solenes
- Procon de Mogi fiscaliza cobrança abusiva em álcool gel e máscaras; saiba como denunciar
- Coronavírus: confira as medidas de contenção adotadas em Mogi das Cruzes
- Coronavírus suspende provas do concurso da Prefeitura de Mogi das Cruzes
- NBB é paralisado por tempo indeterminado devido ao avanço do coronavírus
- UMC suspende aulas de todos os cursos devido ao avanço do coronavírus
Uma resposta em “Centro de Referência do Coronavírus é criado no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes”
É então, e os pacientes que precisam de cirurgia urgente tem que se lascar procurando hospital pq a paciente está na santa casa precisando de cirurgia urgente e o hmbc não atende. Tem que se preparar para o corona. Ok. Mas e as demais necessidades? O leito vai ficar vazio a disposição para uma possibilidade enquanto uma paciente será exposta durante a procura de hospital mesmo estando o leito vazio. Absurdo.