Categorias
CULTURA

Akimatsuri 2020 é remarcado para agosto devido ao avanço do coronavírus



O avanço do coronavírus no Brasil começou a afetar também a realização das tradicionais festas da região. O Akimatsuri 2020, que estava marcado para os dias 18, 19, 25 e 26 de abril, foi remarcado para os dias 8, 9, 15, e 16 de agosto.



De acordo com o Bunkyo de Mogi das Cruzes, organizador do evento, a alteração da data da festa segue as medidas preventivas determinadas pela Prefeitura por causa do COVID-19.



As datas dos concursos de Miss Akimatsuri e Miss e Mister Akimatsuri Júnior serão divulgadas posteriormente, assim como novas regras para quem já se inscreveu.



“O Bunkyo de Mogi das Cruzes pede a compreensão da população e de todos os patrocinadores e expositores da festa, pois este é o momento em que precisamos pensar no bem-estar coletivo”, diz a nota publicada no site oficial do evento.



Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 4791-2022 ou diretamente no Bunkyo localizado na rua Presidente Campos Sales, nº 230, Vila Industrial.

Sobre o Akimatsuri

Realizado desde 1986, em Mogi das Cruzes, o Festival de Outono Akimatsuri acontece sempre no mês de abril. Ele é organizado por um grupo de voluntários que tem como missão ajudar a associação no resgate e divulgação da cultura japonesa. Sendo assim, com sua extensa programação de shows e variadas opções gastronômicas, a festa tenta manter viva as tradições, costumes, crenças e incentiva as manifestações artísticas e culturais do Japão.

A praça de alimentação costuma contar com 25 boxes com iguarias típicas japonesas, produzidas e comercializadas pelas associações membros do Bunkyo, que aproveitam a oportunidade para reverterem renda para suas atividades internas.

Em um espaço reservado, chamado de Pavilhão Agrícola, agricultores de diferentes tipos de cultura expõem suas flores, frutas, hortaliças, verduras e ovos, transformando-os em artigos de decoração.

Um dos pontos altos da festa é o ritual do tooro nagashi. Quando barquinhos de isopor confeccionados com uma vela ao centro são expostos, como formar de homenagear e confortar os espíritos dos mortos de cada família – no Japão, o ritual é realizado no Dia de Finados, em agosto, pois os japoenses acreditam que as almas dos falecidos retornam às casas de seus familiares na data.

Cada edição do Akimatsuri costuma contar com uma média de 80 mil visitantes.

Veja também:

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *