Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A partir desta segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes suspenderá cirurgias eletivas, atendimentos odontológicos, consultas, exames e outros procedimentos sem urgência a partir da próxima segunda-feira (23). O objetivo é reduzir a circulação de pessoas nas unidades de saúde diante do avanço dos casos de coronavírus (COVID-19) no Brasil e garantir atendimento aos casos mais urgentes e necessários.
Para auxiliar os cidadãos, a secretaria divulgou, na manhã deste sábado (21), como está sendo o esquema especial de funcionamento das Unidades e Serviços de Saúde:
- Postos de Saúde: abertos para atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios leves, troca de receitas vencidas de medicamento comum ou medicamento controlado de uso contínuo, vacinação, pré-natal, puericultura e urgências corriqueiras como febre, dor de cabeça e crise hipertensiva.
- Estratégia Saúde da Família e PACS – Programa de Agentes Comunitários: abertos para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios leves, troca de receitas vencidas de medicamento comum ou controlado de uso contínuo, vacinação, pré-natal, puericultura e urgências corriqueiras como febre, dor de cabeça e crise hipertensiva. Visitas casa a casa estão suspensas.
- Farmácias das unidades de saúde: Funcionam normalmente
- Farmácia de Alto Custo (em frente à Prefeitura): embora seja um equipamento do Governo do Estado, equipe da Secretaria Municipal de Saúde está colaborando com o atendimento para evitar grandes aglomerações. Informações pelo telefone 4798-6709.
- Odontologia: Funciona apenas casos de urgência como dor e fratura.
- Centro Municipal de Saúde Mental e Caps Infantil: Funcionam normalmente para todos os atendimentos essenciais, exceto para atividades em grupo.
- CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial: Funciona para acolhimentos especiais (casos como surto, tentativa de suicídio, etc.) e atendimento de pacientes supervisionados. Atividades em grupo estão suspensas.
- Cecco – Centro de Convivência e Cooperativa: Fechado
- Caps AD – Álcool e Drogas: Funciona para acolhimento e atendimento de pacientes supervisionados. Atividades em grupo estão suspensas.
- Residência Terapêutica: Funciona normalmente, com a suspensão de saídas e visitas.
- Samu: Funcionamento normal, 24 horas por dia, todos os dias da semana
- Hospital Municipal de Mogi das Cruzes: Funciona o novo Centro de Referência para Coronavírus e PA 24 Infantil
- Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos: Funciona normalmente para exames de urgência, acompanhamento de gestantes, crianças e exames periódicos para liberação de medicamento de alto custo.
- Mãe Mogiana: Funciona normalmente, exceto atividades em grupo.
- Pró-Criança: Funcionamento normal, 24 horas por dia, todos os dias da semana
- Pró-Hiper: Fechado desde 13/03.
- Pró-Mulher: Funciona normalmente, exceto para atendimentos ambulatoriais (rotina) em ginecologia.
- Unica – Unidade Clínica Ambulatorial: Referência para outras doenças e procedimentos que não sejam relacionadas ao Covid-19 mas exijam atenção rápida. Agendamento pelo SIS 160.
- Unica – Bloco Cirúrgico: Fechado
- Unica – Academia da Terceira Idade: Fechada desde 13/03
- UnicaFisio: Atividades recreativas para idosos suspensas desde 13/03
- UPA Rodeio: Funcionamento normal, 24 horas por dia, todos os dias da semana
- UPA Oropó: Funcionamento normal, 24 horas por dia, todos os dias da semana
- Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia: Funcionamento normal, 24 horas por dia, todos os dias da semana
- Centro de Controle de Zoonoses: atende apenas casos de urgência, com prioridade para casos críticos e com espaçamento de horários.
- Centro de Bem Estar e Proteção Animal: Atendendo apenas casos de urgência e emergência
- Petmóvel e castrações de rotina: Atividades suspensas
- Palestras de castração, cursos de manipuladores e outras atividades educativas: suspensas.
- Vigilância Sanitária Municipal: mantém inspeções sanitárias e orientações de prevenção e cuidados necessários para prevenção ao Covid-19. A partir de segunda-feira (23/03), o Protocolo de Atendimento da Vigilância Sanitária Municipal estará fechado e os munícipes devem entrar contato pelos telefones 4794-0200 ou 4798-6765 para dúvidas, informações e eventuais agendamentos para atendimentos presenciais (se necessários).
- Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses: prioriza as atividades em locais com casos de dengue na cidade, respeitando as normas e recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde e demais instituições para prevenção e proteção dos munícipes. IMPORTANTE: reforçar cuidados preventivos aproveitando a quarentena em casa.
Dúvidas
De acordo com a administração municipal, quem tiver alguma dúvida sobre reagendamento ou marcação de consultas e exames ou qualquer outra pergunta sobre a pandemia pode entrar em contato com o SIS 160.
Já quem tem sintomas respiratórios, sinais ou suspeitas de infecção pelo novo coronavírus deve ligar para o telefone 4798-5160. O canal é uma linha direta, com atendimento 24 horas, ligada à equipe da Cure (Central de Urgências, Remoções e Emergências), que dispõe de profissionais para prestar orientações e condutas médicas e não para informações gerais ou administrativas.
Veja também:
- Coronavírus: Mogi, Suzano, Ferraz, Poá e Arujá já têm casos confirmados; veja estatísticas
- Prefeito de Mogi das Cruzes decreta estado de calamidade pública
- Coronavírus: Parques Centenário e Leon Feffer também serão fechados
- Semae de Mogi: prefeito determina suspensão de cortes por inadimplência
- Prefeitura de Mogi anuncia redução do transporte público e restrição a comércios
- Mogi das Cruzes registra primeiro teste positivo para coronavírus
- Começou a apresentar sintomas do novo coronavírus? Saiba o que fazer
- Mogi suspende consultas e cirurgias para concentrar esforços contra o coronavírus
- Procon de Mogi fiscaliza cobrança abusiva em álcool gel e máscaras; saiba como denunciar
- Coronavírus: confira as medidas de contenção adotadas em Mogi das Cruzes
- Confira todas as notícias sobre o coronavírus em Mogi e Região