Categorias
MOGI DAS CRUZES

Marcus Melo anuncia que IPTU de abril será suspenso devido ao coronavírus



Em uma transmissão ao vivo realizada na noite da última sexta-feira (21), o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, anunciou que será adiada a data de vencimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do mês de abril.



A medida é decorrente do avanço do coronavírus (COVID-19), que tem prejudicado o trabalho de muitos cidadãos, principalmente autônomos e empresários, devido à necessidade de permanecer em casa para evitar a propagação do vírus.



De acordo com o prefeito, a parcela que venceria nos dias 7, 8 e 9 de abril terá novas datas de vencimento, que serão anunciada em breve. No entanto, aqueles que quiserem realizar o pagamento, poderão fazê-lo normalmente. “Fica a critério de cada um, mas não vai ter obrigatoriedade de multa”, explicou Melo.



“Não se trata de isenção de IPTU. As três datas de vencimento de abril foram postergadas para maio. Portanto, o vencimento que era em abril passa a ser em maio”, explica o secretário municipal de Finanças, Clovis da Silva Hatiw Lú Jr.



A Prefeitura informa que organizará a operacionalização desta suspensão do vencimento. “Possivelmente será disponibilizada impressão de segunda via no site da Prefeitura, mas ainda estamos definindo”, completa Hatiw Lú.

Cortes de água suspensos

Também na última sexta (20), o prefeito Marcus Melo determinou a suspensão por 30 dias de cortes por inadimplência para os clientes do Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Águas e Esgotos), como medida para reduzir o impacto financeiro provocado nas famílias em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). São cerca de 140 mil ligações na cidade.

De acordo com a administração municipal, as famílias de baixa renda ficarão isentas, pelo mesmo período, do pagamento da tarifa de água e esgoto. “Fiz ofícios à Bandeirante e à Comgás pedindo a suspensão dos cortes (por falta de pagamento). Como o Semae é uma autarquia ligada à Prefeitura, eu determinei a suspensão do pagamento para famílias que estão nos programas de baixa renda”, afirmou Melo.

A autarquia informa que ainda definirá como será a concessão dos benefícios e quantas famílias serão atendidas, após levantamento conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O prazo de 30 dias poderá ser prorrogado.

A suspensão de cortes por inadimplência e a isenção a famílias de baixa renda integram uma série de medidas que vêm sendo adotadas na cidade para enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

Veja também:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *