Categorias
ALTO TIETÊ

Coronavírus: Mogi, Suzano, Ferraz, Poá e Arujá já têm casos confirmados; veja estatísticas



Pouco a pouco, todas as cidades do Alto Tietê vão anunciando casos confirmados de coronavírus (COVID-19). Ao todo, já são seis confirmações em cinco diferentes municípios: Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e, mais recentemente, em Poá.



De acordo com o ministro da saúde, Henrique Mandetta, os números de casos confirmados devem sofrer um aumento brusco nos próximos 10 dias. Por isto, os prefeitos têm recomendado que a população fique em casa, saindo apenas em casos excepcionais – para ir ao supermercado, por exemplo.



Em sua última atualização, o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê) informou que, além dos testes positivos, a região do Alto Tietê apresenta 276 casos suspeitos e afirma que, desde quinta (19), está em vigor uma nova determinação do Governo de São Paulo, que estabelece a obrigatoriedade do exame apenas para pacientes mais graves internados.



O município da região com o maior número de casos suspeitos é Itaquaquecetuba, com 65; seguido por Suzano, com 64; e Mogi das Cruzes, com 54. Na sequência vêm Ferraz de Vasconcelos, com 27; Poá, com 24; e Santa Isabel, com 21. A cidade de Arujá tem 17 suspeitas. Já Guararema tem 2, ao passo que Biritiba-Mirim e Salesópolis têm apenas um cada.



Confira abaixo o levantamento dos dados informados pelas Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios ao Condemat até as 17h da última sexta. Vale ressaltar que o caso confirmado em Poá não foi reportado pelo consórcio devido ao horário, no entanto, foi anunciado pela Prefeitura do município na noite de sexta.

MunicípioCasos Notificados Casos suspeitosCasos descartadosCasos confirmados 
Arujá191711
Biritiba-Mirim1100
Ferraz de Vasconcelos292702
Guararema2200
Itaquaquecetuba676520
Mogi das Cruzes635481
Poá242401
Salesópolis1100
Santa Isabel212100
Suzano7964141
TOTAL306276256

  • Casos notificados: o total de casos apresentados nos municípios
  • Casos suspeitos: pacientes com sintomas, aguardando resultado de exames
  • Casos descartados: pacientes cujo resultado do exame deu negativo
  • Casos confirmados: pacientes cujo resultado do exame deu positivo

Reunião entre prefeitos

Os prefeitos do Condemat participaram de uma videoconferência na tarde desta sexta-feira (20) para discutir as medidas preventivas ao coronavírus e decidiram pelo imediato fechamento de todos os parques públicos e pela restrição no acesso de pessoas nas Prefeituras – a orientação é manter o atendimento presencial apenas nos casos excepcionais e incentivar  o uso dos serviços online; algumas administrações também optaram por reduzir o horário de funcionamento.

Com relação ao transporte municipal, o Conselho de Prefeitos do Condemat considerou importante manter a circulação dos ônibus, mas com redução gradativa na oferta de viagens e horários, como decidido no início da semana.

Quanto ao comércio, a posição da maioria dos prefeitos é pela recomendação de suspender as atividades, mantendo o funcionamento apenas dos segmentos essenciais como farmácias, supermercados e postos de gasolina. Nos restaurantes, vale a orientação para os serviços de entrega.

“Neste momento, caberá a cada cidade decidir, em conjunto com os representantes dos setores produtivos, o melhor a ser feito. O importante é o convencimento de todos sobre a situação atual e a necessidade de permanência do maior número de pessoas possíveis dentro das suas casas”, ressaltou o presidente do Condemat, Marcus Melo.

Segundo o consórcio, as três cidades da Região que possuem hospitais ou unidades sob gestão municipal – Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano – também já solicitaram à Secretaria de Estado da Saúde a habilitação de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender a demanda esperada de pacientes de coronavírus. Há o pedido do Condemat, também, para o aumento de leitos nos hospitais estaduais.

Atualmente, o Alto Tietê possui 220 leitos de UTI e isolamento na rede estadual e 149 na rede privada. Porém, não há informação de quantos estão disponíveis. 

Veja também:

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Uma resposta em “Coronavírus: Mogi, Suzano, Ferraz, Poá e Arujá já têm casos confirmados; veja estatísticas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *