Categorias
BRASIL

PIS Pasep ano-base 2021 começa a ser pago no próximo dia 15; veja calendário



No dia 15 de fevereiro terá início o pagamento do PIS Pasep ano-base 2021. Como de costume, o cronograma de depósitos do abono salarial avançará de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, no caso do PIS, e número final de inscrição, no caso do Pasep.



Vale lembrar que o PIS é destinado a trabalhadores da iniciativa privada e é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é para servidores públicos e o pagamento é de responsabilidade do Banco do Brasil.



Com conclusão prevista para julho, o calendário de pagamentos em 2023 foi proposto pelo governo federal e aprovado pelo Condefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador).



Os pagamentos do PIS Pasep 2023 serão divididos em seis lotes. Confira a seguir:



PIS

Nascidos emRecebem a partir de
Janeiro e fevereiro15/2/2023
Março e abril15/3/2023
Maio e junho17/4/2023
Julho e agosto15/5/2023
Setembro e outubro15/6/2023
Novembro e dezembro17/7/2023

Pasep

Final da inscriçãoRecebem a partir de
Zero15/2/2023
115/3/2023
2 e 317/4/2023
4 e 515/5/2023
6 e 715/6/2023
8 e 917/7/2023

Principais dúvidas sobre o PIS Pasep

Qual o valor do PIS Pasep que será pago em 2023?

O valor máximo do abono salarial, pago aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada durante todo o ano-base do pagamento, é equivalente ao salário mínimo vigente.
Neste mês de janeiro, o valor do salário mínimo está em R$ 1.302, conforme MP editada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em dezembro.
Há expectativa, entretanto, de um novo aumento do salário mínimo neste início de ano por parte do governo do novo presidente Lula, com o objetivo de cumprir promessas de campanha. Conforme já antecipado por sua equipe, o valor pode subir até R$ 1.320.
Caso isto aconteça, o PIS Pasep também terá seu valor reajustado. Lembrando que quem trabalhou menos de 12 meses durante o ano-base do abono salarial (2021), receberá o valor proporcional. Para fazer o cálculo, basta dividir o salário mínimo por 12 e multiplicar o valor pelo número de meses trabalhados.

Quem tem direito ao PIS Pasep?

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Quantas pessoas receberão o PIS Pasep em 2023?

Em 2023, o PIS Pasep será pago a aproximadamente 23 milhões de pessoas. Desse total, 21,4 milhões trabalham na iniciativa privada e receberão o PIS, pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto 2,2 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep, pago pelo Banco do Brasil.

Até quando é possível sacar o PIS Pasep?

Após o depósito, o abono salarial poderá ser sacado até 28 de dezembro de 2023. Depois disso, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.

Como consultar o PIS Pasep?

Confira a seguir as opções disponíveis para consultar se tem direito ao PIS Pasep:

1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, vá na opção Benefício e clique em Abono PIS Pasep
2. Através do e-mail trabalho.uf@economia.gov.br trocando a sigla “uf” antes da arroba pela sigla no seu estado. Por exemplo, caso você esteja na Bahia, o e-mail seria trabalho.ba@economia.gov.br
3. Entrando em contato com a central do trabalhador, pelo número 158. Lembre-se que nessa chamada serão requisitados seus dados pessoais.

O que é PIS Pasep?

Por meio do Programa de Integração Social (PIS), o trabalhadores da iniciativa privada têm acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colaboram para o desenvolvimento das empresas do setor. De responsabilidade da Caixa Econômica Federal, o programa de Integração Social visa a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa.
Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) surgiu por meio da Lei Complementar nº 8/1970 no qual a União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. Além disso, tem como responsável o Banco do Brasil.
O Fundo PIS Pasep é resultante da unificação dos fundos constituídos com recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: