Categorias
BRASIL

Licenciamento 2022: calendário divulgado pelo Detran tem alterações; confira



O Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou o cronograma do Licenciamento 2022. O novo calendário foi estabelecido com base no final da placa dos veículos, mas com início a partir de julho – confira a tabela com o cronograma completo abaixo.



Donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2, por exemplo, devem regularizar a documentação até o dia 31 de julho de 2022. O calendário de licenciamento vai de julho a dezembro – exceto para caminhões e tratores, que têm prazos entre setembro e dezembro.



A mudança vem ao encontro do aumento no número de parcelas no IPVA 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que estendeu o prazo de pagamento, de três para cinco parcelas começando em fevereiro do ano que vem.



“Nosso objetivo é reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia e disponibilizar um prazo maior para que o proprietário do veículo possa realizar o licenciamento somente após efetuar o pagamento do IPVA. Lembrando que o serviço é feito de maneira totalmente online, por meio do sistema bancário. Logo, o motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento do Detran SP ou Poupatempo para regularizar a situação do seu documento”, disse Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran SP.



Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

  • Julho: final da placa 1 e 2
  • Agosto: final da placa 3 e 4
  • Setembro: final da placa 5 e 6
  • Outubro: final da placa 7 e 8
  • Novembro: final da placa 9
  • Dezembro: final da placa 0

Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão ou caminhão-trator

  • Outubro: final da placa 1, 2, 3 e 4
  • Novembro: final da placa 5, 6 e 7
  • Dezembro: final da placa 8, 9 e 0

O calendário fixa o prazo-limite para o pagamento regular do licenciamento, de acordo com o final da placa. Se não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. A regra é a mesma: todos os débitos do veículo devem estar quitados.

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em 2022, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento. O ajuste da taxa é realizado com base na divulgação da Coordenação da Administração Tributária do Estado de São Paulo, considerando que o valor da UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) possui um aumento anual.

Assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT em 2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Como licenciar o carro

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

Licenciamento antecipado

A partir de 3 de janeiro de 2022, os motoristas já podem realizar o licenciamento antecipado. A providência é para todos os veículos, independentemente do final de placa. O serviço é oferecido pelo Detran SP para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), que poderá ser quitado em cota única, com desconto, ou parcelado, conforme vencimento definido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

Quem não optar por essa modalidade, poderá aguardar o calendário de licenciamento anual, de acordo com o final da placa.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP