Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Prefeitos do Alto Tietê receberam, nesta sexta-feira (10), o novo conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) na sede do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).
O conselheiro, que foi prefeito de Mogi das Cruzes por dois mandatos e ocupou a cadeira da presidência do Condemat em duas gestões, se reuniu com os prefeitos do consórcio para debater dúvidas e fazer orientações aos gestores da região, discutindo, ainda, formas de aproximar o TCE-SP das cidades, com foco no aperfeiçoamento da gestão pública.
“Bertaiolli já chega mostrando um grande diferencial que é a proximidade com os prefeitos, um aspecto bem orientador e se colocando à disposição de todo Alto Tietê. A experiência de ter sido prefeito dá uma tranquilidade maior, pois tem muita coisa que não é só a técnica. O olhar dele por sua história e experiência política agrega muito, inclusive, para a tomada de decisão no Tribunal de Contas”, afirmou o prefeito de Mogi das Cruzes e presidente do Condemat, Caio Cunha.
Para Bertaiolli, o trabalho do TCE-SP e dos municípios precisa ser direcionado para gerar bem-estar à população. “Na função de conselheiro quero ser indutor de boas práticas ao lado de todo o Tribunal de Contas. A aflição trazida pelos prefeitos é ter o dia a dia da administração entendido pelo tribunal no ano subsequente, quando é feita a análise da administração. Um tribunal mais próximo, que entenda as dificuldades de quem está sentado na cadeira de prefeito e possa também produzir boas práticas para serem implementadas, é um órgão que vai estar ao lado das prefeituras e dos governos, pois todos defendemos a mesma coisa, que é a melhoria de todos os serviços e da gestão pública”, disse ele.
Durante o encontro, os prefeitos levaram algumas preocupações ao conselheiro, incluindo, a queda do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cenários que impactam nos orçamentos municipais.
A reunião contou com a participação dos prefeitos Luís Antonio de Camargo, de Arujá; José Luiz Eroles Freire, de Guararema; Eduardo Boigues, de Itaquaquecetuba; Marcia Bin, de Poá; Vanderlon Gomes, de Salesópolis; Carlos Chinchilla, de Santa Isabel; e Rodrigo Ashiuchi, de Suzano; além dos prefeitos em exercício Daniel Balke, de Ferraz de Vasconcelos; e Jesus Roque de Freitas, de Guarulhos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.