Categorias
MOGI DAS CRUZES

Campanha Novembro Azul: Mogi das Cruzes promove ações para informar sobre o câncer de próstata



Ao longo do mês de novembro, a cidade de Mogi das Cruzes receberá ações da Campanha Novembro Azul em todas as unidades de saúde, com o objetivo de disseminar informações a respeito do câncer de próstata.



De acordo com a administração municipal, a Campanha visa reduzir preconceitos e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.



As ações começam nesta terça-feira (7), com uma palestra do urologista Carlos Eduardo Marins, que será realizada a partir das 9h, no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes



Homens na faixa etária de 45 a 70 anos que não tenham realizado o exame de PSA nos últimos 12 meses e que não estejam em tratamento com urologista podem comparecer em uma Unidade Básica de Saúde e solicitar o agendamento para realização do exame de sangue.



Em caso de alteração no resultado, o paciente será encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para consulta com médico urologista, onde dará seguimento aos procedimentos necessários.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma neoplasia que ocorre na próstata, que é a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é um tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade, por isso a importância do diagnóstico precoce. 

Principais sinais e sintomas

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite.
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros e outros ossos (estágio avançado da doença).
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: