O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano resgatou, ao longo de uma semana, 19 animais silvestres de seis espécies em diferentes bairros do município.
Ao todo, foram resgatados 13 gambás-de-orelha-preta, dois urubus, um lagarto teiú, um jabuti, uma capivara e uma tartaruga. De acordo com a administração municipal, parte dos animais foi devolvida à natureza, enquanto outros foram entregues a unidades de tratamento.
Os dois primeiros resgates aconteceram na Vila Barros e na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no centro. Na primeira ação, um gambá foi localizado na rua Antônio José; após o resgate, ele foi entregue aos cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Parque Ecológico do Tietê. Já no caso que envolveu a pasta de Meio Ambiente, um jabuti foi entregue por um morador da Chácara Sete Cruzes e a secretaria acionou o GPA, que entregou o espécime também para o Cetas.
No Jardim São Bernardino, pela rua João Hugo Braz, sete filhotes de gambás foram recolhidos e levados ao Cetas; logo depois, uma capivara que havia sido atropelada na avenida Vereador João Batista Fitipaldi foi retirada pelo GPA. Como o animal estava ferido, os agentes pediram apoio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem-Estar Animal (DPFauna) de Ribeirão Pires para tratamento.
No Parque Buenos Aires e no Jardim Quaresmeira, um teiú e outro gambá foram resgatados pelo GPA. O réptil foi localizado na rua Alfredo de Almeida, enquanto o gambá estava na rua Três. Ambos foram devolvidos à natureza. Três filhotes de gambás foram encontrados em uma propriedade localizada na estrada Portão do Honda, na Chácaras Mea. Recolhidos, os animais foram enviados para o Cetas.
O GPA também realizou o resgate de dois urubus na Chácaras Reunidas Guaió, no galpão de uma empresa localizada na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). Como as aves não conseguiram sair, a equipe levou os animais para o DPFauna, uma vez que eles apresentavam alguns ferimentos. No mesmo dia uma tartaruga foi localizada na rua Antônio Pereira do Nascimento, na Vila São Pedro, ele foi resgatado e levado para o Parque Max Feffer.
Por fim, mais um gambá-de-orelha-preta foi encontrado, desta vez na rua Valentina Siqueira Cardoso, no Jardim Dora, e, por se tratar de um filhote, o marsupial foi levado para o Cetas.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Suzano? Entre em nosso Grupo no WhatsApp