Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes passa a aplicar vacinação antirrábica também no último sábado de cada de mês



A partir desta semana, a Prefeitura de Mogi das Cruzes passará a aplicar a vacina contra raiva para cães e gatos também no último sábado de cada mês.



O atendimento aos sábados será realizado na nova sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) das 8h às 12h e das 13h às 16h. No local, o proprietário do animal deve apresentar documento pessoal e comprovante de endereço no município.



De acordo com a administração municipal, a implementação de um novo dia para a realização do serviço é uma alternativa para os munícipes que não podem levar seus animais durante a semana. O CCZ também oferece a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h



Os cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva uma vez por ano e a dose pode ser aplicada em animais a partir de quatro meses de idade, em boas condições de saúde, que não estejam prenhes ou amamentando.



Desde 2020, o Governo de SP emitiu uma deliberação técnica suspendendo a campanha anual de vacinação antirrábica e mantendo a vacinação dentro da rotina.

A raiva provoca a inflamação do cérebro (encefalite) e é fatal em praticamente todos os casos, por isso a vacinação dos animais é tão importante. Embora esteja controlada em caninos e felinos, a vacinação anual é obrigatória por lei e principal forma de garantir a manutenção de prevenção e controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para a população humana.

Serviço

  • Centro de Controle de Zoonoses: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h;
  • Vacinação antirrábica: Último sábado de cada mês, das 8h às 12h e das 13h às 16h;
  • Endereço: Rua Julio Mobaid, s/nº – Vila São Francisco.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)