Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi das Cruzes lança novo Portal da Transparência; veja como acessar



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos, lançou nesta terça-feira (3), o novo Portal da Transparência, onde será possível acompanhar as ações públicas municipais.



A criação foi feita com colaboração da população, por meio do LabCheck, que permitiu aos munícipes testar o novo portal e sugerir alterações e melhorias. Segundo a administração municipal, o portal será gerenciado e programado internamente, sem custos extras para o município.



Dentre as novidades, estão a disponibilização da agenda aberta do prefeito e da vice-prefeita; uma página para acompanhar a localização dos radares do município, assim como as multas aplicadas por cada um; uma página para acompanhamento da arrecadação e destinação dos recursos provenientes das multas de trânsito; e uma página para acompanhamento das emendas parlamentares destinadas ao município. 



Além disso, há um campo específico para as obras públicas, que permite o acompanhamento de todas as obras do município por meio de um mapa interativo, com a respectiva localização das obras. É possível fazer a pesquisa por nome da obra, endereço, programa do Plano Plurianual, valor ou etapa.



“O objetivo foi tornar os dados municipais disponíveis para que possam cruzados com outras informações e, assim, possam ser usados e avaliados pela população. Também tivemos o cuidado de facilitar este acesso, de maneira intuitiva, para que a compreensão seja facilitada, até mesmo com vídeos explicativos, animações em Libras e aumento ou diminuição das fontes”, disse o secretário de Transparência e dados Abertos, Severino Netto. 

Ainda segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, as informações estarão disponíveis na plataforma de maneira gradativa. O novo serviço pode ser acessado pelo site Portal da Transparência.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)