Categorias
BRASIL

Mestrado para professores da educação básica abre mais de 4.700 vagas



Sete Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEB) lançaram seleções. Os editais somam 4.786 vagas em cursos de mestrado, voltadas para educadores de base atuantes em salas de aula.



Cada seleção segue prazos específicos. As oportunidades são nas áreas de Artes (301 vagas), Biologia (330), Física (710), História (672), Letras (721), Matemática (1,8 mil) e Química (252).



Os candidatos selecionados deverão começar as atividades no primeiro semestre de 2024.



Todos os Prof/ProEB funcionam em redes nacionais de instituições de ensino superior. São 12 Programas de mestrado e um de doutorado, em História. Os de mestrado incluem, além dos que anunciaram vagas, Educação Física, Educação Inclusiva, Filosofia, Geografia e Sociologia.



Ao todo, são 15 mil alunos matriculados, em 317 unidades de ensino espalhadas pelas cinco Regiões do Brasil.

O que é ProEB?

Prof/ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica.

*com informações da Agência Brasil

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP