Categorias
ALTO TIETÊ

Coronavírus: confira as medidas adotadas pela Prefeitura de Suzano



A Prefeitura de Suzano informou, nesta segunda-feira (16), que novas medidas serão adotadas para evitar a transmissão e os impactos do novo coronavírus (Covid-19) no município.



A Secretaria de Educação afirma que, a partir desta segunda-feira (16), as aulas na rede municipal de ensino serão gradativamente paralisadas e terão interrupção definitiva em 18 de março (quarta-feira). Os alunos não serão prejudicados com faltas. Nos dias subsequentes (19 e 20/03), os colaboradores da pasta vão realizar o planejamento de ensino. Já a partir do dia 23 de março (segunda-feira), a prefeitura vai seguir as orientações do governo do Estado quanto à antecipação de férias e recessos.



Além disso, a pasta, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, vai enviar cestas básicas para as famílias suzanenses em situação de vulnerabilidade, como forma de repor a merenda escolar. Contarão também com kit de limpeza para fortalecer a prevenção ao vírus. Segundo a administração municipal, uma força-tarefa já está trabalhando para identificar estas famílias, sendo que não será preciso procurar a pasta ou se cadastrar para receber este benefício.



Quanto às atividades desenvolvidas em equipamentos públicos, como na Arena Suzano e no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, todas foram suspensas pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Esportes e Lazer. O Parque Max Feffer fica apenas com as pistas de caminhada liberadas. O Viveiro Municipal Tomoe Uemura permanece aberto para visitas, exceto em grupos. O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti também suspenderam todos os cursos e oficinas. As unidades permanecerão fechadas até segunda ordem. As festividades relativas ao aniversário de Suzano, que ocorreriam nos dia 3, 4 e 5 de abril, também foram canceladas, para evitar aglomerações.



A Secretaria Municipal de Governo informou que está em contato com entidades religiosas, associações e outras organizações para cancelamento de eventos e ações com aglomeração de público.

O reforço na limpeza nas linhas municipais de transporte público também está sendo promovido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, garantiu a Prefeitura. Ônibus e vans passam por higienização especial desde domingo (15/03), principalmente nas áreas de apoio e contato manual. Estas orientações foram repassadas aos táxis e ao transporte intermunicipal e também serão aplicadas no Transporte Escolar.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, por sua vez, está prestando atendimento às empresas e aos comércios da cidade, por meio de orientações sobre o Covid-19. Também haverá instruções sobre linhas de crédito e procedimentos de trabalho à distância (o chamado home office).

Já a Secretaria Municipal de Administração liberou os funcionários da prefeitura com mais de 60 anos, grávidas e mães com filhos de até um ano de idade para trabalharem em casa, por meio de home office. A exceção é para os servidores da Saúde, de Segurança Cidadã e da Assistência Social.

De acordo com a administração municipal, a Secretaria de Comunicação Pública vai criar um hotsite com todas as informações sobre as medidas da prefeitura, com atualização constante dos dados na cidade. A pasta também vai organizar campanhas de orientação via redes sociais e demais meios de comunicação.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde implementou o Comitê de Prevenção ao Coronavírus, com o intuito de definir estratégias para a contingência do vírus em Suzano. Além disso, um protocolo de atendimento foi adotado nas unidades de saúde, buscando oferecer subsídios no acolhimento do público. As cirurgias eletivas foram suspensas, assim como as férias e as licenças dos servidores da Saúde. Novos profissionais também serão contratados.

Em alinhamento com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), será feita uma solicitação ao governo do Estado para que possa organizar leitos nas unidades hospitalares da região, como o Hospital das Clínicas de Suzano e o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos.

Veja também:

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *