Categorias
MOGI DAS CRUZES

Assistência Social de Mogi promove workshop sobre boas práticas no acolhimento familiar



A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes promoverá, nesta terça-feira (10), o workshop ‘Boas Práticas em Acolhimento Familiar e Convivência Comunitária’, no Cemforpe.



O evento, que será realizado das 8h às 13h30, está vinculado ao serviço Família Acolhedora e ao programa Guarda Subsidiada, e contará com a presença de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e atores da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.



De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a ação tem como objetivo dialogar sobre as alternativas existentes ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes.



A programação terá inicio às 9h, com a apresentação do workshop. Em seguida, às 10h, acontecerá uma palestra com Kelly Pimentel de Lima, que é consultora do programa Família Guardiã, Guarda Subsidiada em famílias extensas na Associação de Apoio à Criança em Risco (ACER Brasil). Já às 11h, será a vez da doutora em Serviço Social e pesquisadora do Núcleo de Estudo de Políticas Públicas da Unicamp, Jane Valente. 



Após as palestras, a conversa será aberta aos participantes, que poderão fazer perguntas aos profissionais presentes.

Família Acolhedora

Criado por lei em 2019 e operacionalizado em Mogi a partir de 2020, o Família Acolhedora consiste na oferta do acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes afastados das famílias de origem por medida judicial. A modalidade traz a proposta de maior proteção à criança e ao adolescente, uma vez que, inserido em um núcleo familiar, o acolhido recebe tratamento individualizado e atenção singular. Atualmente, na cidade, há 15 famílias habilitadas no serviço e oito crianças acolhidas.

Guarda Subsidiada

Implantado no município em julho deste ano, o programa Guarda Subsidiada promove igualmente o acolhimento da criança ou adolescente afastado(a) judicialmente de sua base natural, porém por família extensa ou ampliada, que pode ser biológica ou afetiva. Ela é tida como uma modalidade ainda mais protetiva, uma vez que há vínculos diretos de afinidade e afetividade entre acolhidos e acolhedores. No município, há seis crianças acolhidas pelo programa. 

Em ambos os casos, os acolhedores recebem apoio financeiro, para auxiliar nos custos envolvidos. Ambas as modalidades de acolhimento familiar não têm caráter definitivo, portanto, somente são habilitadas famílias selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela rede socioassistencial, que não estejam no cadastro de adoção, nem tenham antecedentes criminais. 

O Cemforpe está localizado na rua Antenor Leite da Cunha, 55, na Vila Nova Mogilar. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: