O vereador Rodrigo Valverde (PT) pretende instalar uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para apurar detalhes sobre o caso de desvio de verbas por parte de um servidor público da Prefeitura de Mogi. Segundo o parlamentar, o requerimento será apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (22).
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Valverde comentou que, para que o requerimento seja aprovado, ele precisará de mais oito assinaturas de outros vereadores e comentou sobre qual é o objetivo da comissão: “É importante a gente abrir essa comissão especial de inquérito para apurar direitinho. Chamar esse funcionário aqui, saber como ele fez isso, por que a prefeitura não fiscalizou devidamente. São mais de R$ 700 milhões só com pagamentos. Por isso é importante esse requerimento ser aprovado e a gente levar adiante essa investigação”, disse o vereador.
O servidor, que se chama José Luiz Furioli Filho e ocupava um cargo comissionado como chefe da divisão da folha de pagamentos da Prefeitura, é acusado de ter desviado mais de R$ 1 milhão em dois anos. De acordo com a investigação da própria Prefeitura, ele adulterava dados do sistema e transferia dinheiro da administração municipal para sua conta pessoal.
Furioli foi preso preventivamente na última sexta-feira (18), após o Ministério Público de São Paulo acatar um pedido de investigação feito pela Prefeitura
Em uma nota publicada em uma página que administra no Facebook, a Prefeitura de Mogi afirmou que, acolhendo solicitação de Marcus Melo, a Justiça determinou o bloqueio imediato de todos os bens em nome do servidor e a quebra do sigilo bancário. “Paralelamente, iniciamos um processo administrativo interno visando a exoneração do funcionário a bem do serviço público”, disse a administração municipal, que afirmou agora aguardar a devolução do dinheiro.
Denúncia
Na tarde de quinta-feira (17), o prefeito Marcus Melo publicou um vídeo em seu perfil no Instagram para denunciar o esquema de desvio de dinheiro para a conta particular do funcionário público municipal.
O prefeito contou que,como a fraude era realizada por meio de uma alteração no sistema informatizado da Prefeitura, uma auditoria foi capaz de colher provas que confirmam a prática.
“Boa noite. Estou aqui para fazer uma denúncia. Descobrimos que um funcionário da Prefeitura desviou dinheiro público, alterando o sistema da folha de pagamento. Levei o caso ao Ministério Público para ser investigado pela Justiça para que o responsável seja punido. É tolerância zero para quem não respeitar o dinheiro público”, diz a nota publicada por Melo no Instagram.
2 respostas em “Vereador quer instalar comissão para apurar desvios na Prefeitura de Mogi”
Os vereadores não podem recusar que uma comissão de investigação seja instalada.
O dinheiro público não é para benefício de bandidos!
Uma causa de extrema importância eu sou a favor , óbvio ????⚽