Categorias
ALTO TIETÊ

Procon de Suzano dá dicas sobre como evitar cair em golpes financeiros



O Procon de Suzano vem alertando a população sobre golpes realizados pela internet e fornecendo orientações de como evitá-los. Os principais alertas incluem empréstimos e redes sociais.



De acordo com o órgão, neste período de festas e de grande movimentação financeira, é preciso estar atento a diversos golpes aplicados no ambiente virtual, com coleta de dados de documentos, senhas e fotografias com o objetivo de se criar operações sem o conhecimento das vítimas.



Um dos principais golpes aplicados é o de empréstimo consignado sem autorização, realizado quando o golpista entra em contato solicitando dados pessoais sob a alegação de ser necessário atualizar cadastros, o que não é verdadeiro.



A diretora do Procon, Daniela Itice, explica que os estelionatários desenvolvem mais práticas com o chegada de novas tecnologias, como a biometria facial. “Sempre que pedirem fotos e informações pessoais por meio remoto, sob a alegação de ser uma instituição financeira, atente-se e não forneça, pois nenhuma agência bancária realiza contratações ou atualizações de banco de dados desta forma”, disse.



Daniela também recomenda o máximo de cuidado possível com as redes sociais, um dos meios mais utilizados para tais golpes. “Hoje em dia, com a liquidez da internet e o excesso de informações, pode ser fácil entrar em um site que capta seus dados automaticamente, ou ainda em um ambiente não oficial que se passa por lojas, bancos e outros. Por isso, é preciso ter atenção para evitar esses e outros perigos que podem resultar em clonagem de cartões, fraudes e outras situações”, disse.

Além de golpes, também é essencial ter atenção às próprias práticas, mesmo quando plenamente legais. Segundo Daniela, contratar empréstimos pode ser benéfico de forma pontual, mas em excesso corre o risco de gerar dores de cabeça. “Acumular empréstimos é um vício extremamente perigoso, pois torna-se uma espiral onde o contratante eventualmente chega ao ponto de abrir um consignado para pagar outras dívidas pendentes”, finalizou.

O consumidor pode realizar denúncias pessoalmente na sede do Procon de Suzano, que fica na rua Baruel, 126, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou por meio do telefone (11) 4744-7322 e pelo e-mail procon@suzano.sp.gov.br.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook,  Instagram,  Google News e  Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: