Categorias
MOGI DAS CRUZES

Número de famílias em situação de pobreza cresceu 19% em Mogi das Cruzes desde 2019



De 2019 a 2022, o número de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza aumentou 19% em Mogi das Cruzes. Os dados foram apresentados pela Secretaria Municipal de Assistência Social na manhã desta sexta-feira (23), durante audiência de prestação de contas na Câmara Municipal.



De acordo com a secretaria, há aproximadamente 100 mil pessoas em condição de vulnerabilidade, o que significa que uma a cada cinco pessoas encontra-se nesta situação no município.



A secretária municipal de assistência social, Celeste Gomes, disse aos vereadores presentes na audiência que há quase 59 mil famílias mogianas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), o que corresponde a 32% da população. “Esse é um dado muito importante, porque mostra que a assistência social é uma demanda prioritária”, afirmou ela.



Na ocasião, também foram apresentados dados referentes aos programas de transferência de renda, que fazem parte da proteção social, no âmbito segurança de renda. Pelo Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família, são mais de R$ 22 milhões repassados por mês a famílias que se enquadram nos critérios. Já pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é voltado a pessoas com deficiência e idosos, são R$ 10,8 milhões/mês a quase 9 mil pessoas.



“Lembrando que o programa Auxílio Brasil vai só até dezembro deste ano e não temos previsão de manutenção no próximo ano. Este é um programa fundamental, pois não só garante recursos a pessoas que precisam, como também injeta recursos na economia do município, pois o que a população recebe ela utiliza no seu bairro, fortalecendo a economia local”, disse Celeste.  

O setor de proteção social básica, que engloba as unidades do CRAS, a Central CadÚnico, o programa Criança Feliz, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (18 núcleos), o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio e os programas Quitanda Social e Acessuas/Conduz, atendeu 29.276 pessoas no segundo quadrimestre de 2022, segundo dados da secretaria.

O destaque ficou com o mês de agosto, quando 9.175 pessoas foram atendidas em unidades do CRAS e 3.203 pessoas foram atendidas na Central do CadÚnico. Este é o setor da Secretaria que atua no enfrentamento de vulnerabilidades e riscos, com papel preventivo. “Estamos com uma demanda reprimida muito grande. Pessoas que não acessavam o serviço estão buscando o serviço da Assistência Social”, explicou a secretária.

Já pela Proteção Social Especial de média complexidade, foram atendidas 2.865 pessoas no segundo quadrimestre de 2022. Ele atende pessoas que sofreram violação de direitos, porém ainda têm vínculo familiar. Logo, atua no sentido de fortalecer e reconstruir esses vínculos. As unidades/serviços são o Centro Dia do Idoso, Centro POP e o serviço de abordagem à população de rua, as unidades do CREAS e o PETI/SEASCA – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Serviço Especializado de Abordagem Social a Crianças e Adolescentes.

Já pela Proteção Social Especial de alta complexidade, foram 607 pessoas atendidas no segundo quadrimestre de 2022. O serviço é voltado a pessoas que sofreram algum tipo de ameaça e/ou violação de direito e precisam ser retiradas de suas famílias e comunidades, mediante oferta de moradia, alimentação, orientação e proteção integral. Entram aí, portanto, os acolhimentos institucionais.

A cidade conta com unidades de acolhimento para crianças e adolescentes (5 unidades), mulheres em situação de violência (1 unidade), pessoas em situação de rua (5 unidades), pessoas idosas (5 unidades), pessoas com deficiência em residência inclusiva (1 unidade) e tem ainda os programas Família Acolhedora e a Vila Dignidade – os dois últimos são de execução direta.

“Se somarmos, temos 460 pessoas institucionalizadas dentro da política de assistência social. Foram 607 pessoas atendidas apenas no segundo quadrimestre deste ano. É um número muito expressivo. De janeiro a agosto, tivemos mais de 45 mil pessoas atendidas na rede socioassistencial e o maior impacto foi nas unidades do CRAs e Central do CadÚnico”, complementou a secretária.  

A audiência para prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2022 teve à mesa os vereadores Inês Paz, Johnross Jones Lima e o presidente da Comissão Permanente de Assistência Social da Câmara Municipal, Osvaldo Antonio da Silva.

Foto: Divulgação/PMMC

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: