O Mercado do Produtor Minor Harada, em Mogi das Cruzes, ganhou um Acelerador de Compostagem, que transforma resíduos em composto para produção. A entrega foi feita pela Prefeitura Municipal, na última sexta-feira (15).
Com o equipamento, cerca de 50% dos resíduos orgânicos que seriam descartados pelos permissionários do local serão transformados em composto e utilizados em projetos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
O uso do Acelerador de Compostagem também trará uma redução de custos com serviços de limpeza e uma destinação mais ecológica para os resíduos do Mercado do Produtor, junto ao recolhimento de palhada, que é transformada em composto para produção de cogumelos.
De acordo com a administração municipal, os equipamentos foram adquiridos a partir de uma emenda de R$ 300 mil do deputado, na época estadual, Rodrigo Gambale e faz parte de uma série de melhorias no Mercado do Produtor, que inclui o Viveiro de Mudas e a revitalização dos banheiros, além da construção de uma praça de alimentação e eventos.
“A partir de agora, menos resíduos vão para o lixo para se transformar em um composto bastante fértil para ser usado em diversas políticas públicas não só da Agricultura, mas também de outras Pastas, com o Meio Ambiente e a Educação. É uma gestão mais eficiente, que atua em busca da sustentabilidade, e ainda traz economia ao município”, disse o secretário de Agricultura, Felipe Almeida.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.