Categorias
MOGI DAS CRUZES

Casos de sarampo em Mogi das Cruzes aumentam 50% nos últimos 10 dias



No último dia 24, publicamos a notícia que Mogi das Cruzes havia chegado a 12 casos de sarampo e, por isto, a Prefeitura havia marcado varreduras de vacinação nos bairros onde tinham sido registradas novas vítimas. Nesta quarta (4), a Secretaria Municipal de Saúde informou que agora já são 18 pacientes com sarampo, o que representa um aumento de 50% em 10 dias.



De acordo com a secretaria, já foram confirmados casos da doença nos seguites bairros: Vila São Paulo, Mogilar, Jd. Planalto, Vila Lavínia, Alto Ipiranga, Vila Oliveira, Biritiba Ussú, Vila Suíssa, Rodeio, Vila Natal, Vila Bela Flor, Vila São Paulo, Chácara Santo Ângelo, Conjunto Santo Ângelo, Centro e Vila Cidinha.



Vale lembrar que, no início de agosto, quando tinha apenas sete casos de sarampo, o Ministério da Saúde já havia colocado Mogi das Cruzes na lista de cidades com surto ativo da doença.



O alerta fez com que a Prefeitura reforçasse as varreduras de vacinação nos bairros com maior incidência, além de iniciar a aplicação de doses também em bebês de 6 a 12 meses, conforme recomendação do Ministério.



“É muito importante que, em caso de dúvida, os munícipes procurem auxílios dos profissionais da Saúde, que estão à disposição, ofertando um atendimento de qualidade e humanizado para os cidadãos”, disse o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e que pode evoluir para casos graves. A pessoa infectada pode apresentar diversos sintomas como febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Veja também: Médica infectologista tira dúvidas sobre o surto de sarampo em Mogi das Cruzes

A vacina aplicada é a tríplice viral, que oferece imunização contra sarampo, rubéola e caxumba e está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI) aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses. Desde a semana passada, Mogi das Cruzes está imunizando também bebês entre seis e 11 meses, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Crianças, adolescentes e jovens adultos com idade entre 1 e 29 anos devem ter duas doses da vacina. Quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter, pelo menos, uma dose comprovada.

A vacina contra o sarampo está disponível em todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes.

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *