Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes entra na lista de cidades com surto de sarampo



O Ministério da Saúde atualizou a lista de cidades com surto de sarampo e, depois de ter registrado quatro novos casos esta semana, Mogi das Cruzes apareceu entre os municípios em situação de surto ativo.



Já são seis vítimas em Mogi, no total: uma mulher de 29 anos de Mogilar, um menino de 8 anos do Botujuru, uma mulher de 19 anos da Vila Oliveira, um homem de 39 anos do Alto Ipiranga, uma menina de 8 anos do Jardim Planalto e um homem de 29 anos da Vila Lavínia.



Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento, são 36 casos suspeitos, dos quais 6 foram confirmados, três foram descartados e 27 aguardam resultados de exames.



Além de Mogi das Cruzes, estão na lista as cidades paulistas de Atibaia, Barueri, Cassapava, Caieiras, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Embu, Estrela D´Oeste, Fernandópolis, Francisco Morato, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Jundiaí, Mairiporã, Mauá, Osasco, Peruíbe, Pindamonhangaba, Praia Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté; além de Rio de Janeiro/RJ, Paraty/RJ, Nilópolis/RJ e Salvador/BA.



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou que está trabalhando para conter o avanço do sarampo na cidade. De acordo com a nota publicada, “em todos os casos suspeitos, as equipes realizam o bloqueio vacinal, que é a busca das pessoas que tiveram contato com o paciente, em casa, escola ou trabalho, para indicar ou realizar o reforço da vacinação”.

Com os novos pacientes em Mogi, a região do Alto Tietê já soma 16 casos de sarampo: seis em Mogi, dois em Arujá, quatro em Itaquaquecetuba, dois em Suzano e outro em Ferraz de Vasconcelos.

Vacina contra o sarampo

A vacina contra o sarampo está disponível em todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes. Conhecida como tríplice viral, a vacina está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e é aplicada aos 12 meses de idade, oferecendo imunização também contra rubéola e caxumba. O reforço da dose precisa ser feito aos 15 meses.

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos estão no grupo prioritário para imunização por estarem na faixa etária considerada mais vulnerável à infecção, situação causada pela baixa procura da segunda dose ao longo dos anos. “Nossa orientação é procurar uma unidade de saúde munido da caderneta de vacinação para que o profissional possa verificar a necessidade ou não de tomar a vacina. Quem não tiver a caderneta deve ser imunizado”, disse Tereza Nihei, médica da Vigilância Epidemiológica.

A vacina de prevenção ao sarampo é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de sintomas respiratórios, como tosse ou coriza, ou conjuntivite.

A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, que faz parte do calendário de rotina. Quem tem menos de 29 anos deve ter duas doses registradas em sua caderneta – a partir dessa faixa etária, o ideal é ter pelo menos uma dose.

Veja os endereços e telefones de todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *