Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi chega a 12 casos de sarampo e terá varredura de vacinação neste sábado



Com o 12º caso de sarampo confirmado, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes realiza, neste sábado (24), novas varreduras para vacinação. O trabalho será realizado em três quarteirões do Jardim Rodeio, Vila Suíssa e Vila Natal, respectivamente, onde foram confirmados novos casos da doença.



De acordo com a Prefeitura de Mogi, nas ações de varredura, os técnicos percorrem todo o quarteirão da residência do paciente confirmado para a atualização da vacina contra o sarampo. O objetivo é conter o avanço da doença e garantir proteção pessoal para as pessoas que possam ter tido contato com a vítima.



Além desses bairros, foram registrados casos de sarampo no MogilarBotujuruVila OliveiraAlto IpirangaJardim Planalto, Biritiba Ussú, Vila Lavínia, entre outros.



Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, que decretou surto na cidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou, nas últimas semanas, a vacinação de bebês de 6 a 12 meses. A dose está disponível em todos os Postos de Saúde de Mogi e unidades do Programa Saúde da Família (PSF), sendo que é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação e documento de identificação da criança.



Veja também: Médica infectologista tira dúvidas sobre o surto de sarampo em Mogi das Cruzes

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e que pode evoluir para casos graves. A pessoa infectada pode apresentar diversos sintomas como febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

“É muito importante que, em caso de dúvida, os munícipes procurem auxílios dos profissionais da Saúde, que estão à disposição, ofertando um atendimento de qualidade e humanizado para os cidadãos”, disse o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

A vacina aplicada é a tríplice viral, que oferece imunização contra sarampo, rubéola e caxumba e está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI) aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses. Desde a semana passada, Mogi das Cruzes está imunizando também bebês entre seis e 11 meses, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Crianças, adolescentes e jovens adultos com idade entre 1 e 29 anos devem ter duas doses da vacina. Quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter, pelo menos, uma dose comprovada.

Vale lembrar que a vacina contra o sarampo está disponível em todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Uma resposta em “Mogi chega a 12 casos de sarampo e terá varredura de vacinação neste sábado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *