Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores tentam buscar solução para o funcionamento do Pronto-Socorro em Mogi das Cruzes

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes estão buscando intermediar uma conciliação entre a Prefeitura e a Santa Casa de Mogi das Cruzes, após a filantrópica ter anunciado que não pretende renovar o contrato de prestação de serviços do Pronto-Socorro (PS), cuja validade termina em novembro.


A decisão dos parlamentares em conduzir a negociação entre as partes surgiu em reunião na última quarta-feira (11), na própria sede da Santa Casa. Na ocasião, os vereadores Marcos Furlan (Pode), Otto Rezende (PSD), Malu Fernandes (SD), Inês Paz (PSOL), Francimário Vieira Farofa (PL), Zé Luiz (PL), Mauro de Assis Margarido (PSDB), Bi Gêmeos (PSD) e Johnross (Pode) foram recebidos pelo provedor da unidade, José Carlos Petreca, e o presidente do Conselho Fiscal da filantrópica, Flávio Ferreira Mattos.

Leia também:  Prefeitura de Mogi entrega mais 119 títulos de regularização fundiária em três núcleos

A Santa Casa de Misericórdia alega que não tem mais condições estruturais e operacionais de manter o pronto-socorro em funcionamento. Durante a visita dos vereadores, o presidente do Conselho Fiscal afirmou que a filantrópica tem sofrido com problemas de superlotação e com as chamadas vagas zero do CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde). “Por exemplo, chega aqui um paciente com problema cardiológico, mas não temos cardiologistas. Não podemos recusar o atendimento. Mas abrimos as portas para esse paciente sem ter a menor condição de atender. Isso tem causado muitos óbitos. Não é uma questão de dinheiro, mas de estrutura e humanização do atendimento”, afirmou Mattos.

Leia também:  Mara Bertaiolli e vereadores eleitos em Mogi das Cruzes serão diplomados nesta quinta

De acordo com o presidente do Conselho Fiscal, a Prefeitura foi informada sobre a intenção de romper o convênio no dia 5 de julho. “Avisamos que não temos mais o interesse nesse contrato, e propusemos uma transição tranquila. Não queremos mais gente nos corredores nem que falte atendimento à população”, disse ele.


Como é obrigação do município manter um serviço de pronto-socorro disponível à população, a Prefeitura afirmou que vem estudando formas de viabilizar o atendimento. Uma das possibilidades cogitadas pela administração municipal seria adaptar o pronto-socorro nas instalações do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, porém, segundo o executivo, seria necessário um apoio por parte do Governo de SP.

Leia também:  Gabinete do prefeito Caio Cunha fica inundado após forte chuva

A Câmara informou que está prevista para o início da próxima semana uma reunião na Casa Legislativa entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Santa Casa, com o objetivo de buscar uma solução para evitar o fechamento do PS da filantrópica.

“Vamos abrir mais um canal de diálogo entre a Santa Casa e a Prefeitura. A Câmara vai intermediar essas negociações para que, juntos, possamos encontrar qual será o melhor caminho para nossa cidade”, disse o presidente do Legislativo municipal, vereador Marcos Furlan.

Fotos: Divulgação/CMMC

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Compartilhe essa notícia: