Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereador de Mogi apela ao governo federal para fornecimento de vacinas pentavalente 2

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Foi aprovada, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes da última terça-feira (24), a Moção nº 73/2019, de autoria do vereador Diego de Amorim Martins (MDB), popularmente conhecido como Diegão, que faz um apelo ao governo federal para o fornecimento urgente de vacinas pentavalente, que estão em falta na cidade desde junho.


A vacina pentavalente, como o nome indica, protege a criança contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. Ela deve ser tomada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Leia também:  Câmara de Mogi fixa em R$ 23 mil os subsídios dos secretários municipais

“A situação é preocupante, porque doenças como o sarampo, por exemplo, que estava erradicado no país, ressurgiu de forma epidêmica em certas localidades. Então, há que se providenciar a distribuição das novas vacinas pentavalente o mais rápido possível”, disse o vereador.


A vacina pentavalente foi adquirida de um laboratório da Índia pelo Ministério da Saúde (o Brasil não a produz), por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e foi reprovada nos testes de qualidade, por isso, ficou em falta em vários postos. Já foram compradas novas doses, mas ainda não chegaram até Mogi.

Leia também:  Vereadores aprovam projeto que cria a 'Virada Autística' em Mogi das Cruzes

Na Moção aprovada na Câmara, Diegão pede a reposição urgente das vacinas, em quantidade suficiente para vacinar, inclusive, as crianças que deixaram de ser vacinadas nos últimos meses.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *