Vacina pentavalente está em falta nos postos de saúde de Mogi das Cruzes

CIDADE
A vacina pentavalente está em falta em Mogi das Cruzes. Nas últimas semanas, mães relataram que levaram seus filhos a postos de saúde da cidade e ficaram sabendo que os estoques estavam esgotados.

“Hoje pela manhã minha filha levou meu netinho de seis meses para ser vacinado em um posto do nosso bairro e foi informada que uma das vacinas (PENTA) mais importantes do caderno de vacinação não tem, está em falta e sem data prevista para chegar”, disse uma delas, acrescentando que a orientação que recebeu no posto foi para aguardar ou procurar a rede particular.

Na tarde desta terça-feira (25), a Prefeitura publicou uma nota em uma página no Facebook confirmando a falta da vacina e alegando que o fornecimento desta vacina é de responsabilidade do Governo Federal.

“A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que a vacina pentavalente, fornecida pelo Governo Federal, está em falta em Postos de Saúde de todo o País. A Prefeitura de Mogi das Cruzes tem cobrado o Ministério da Saúde insistentemente e aguarda um posicionamento do órgão, para reabastecer os estoques e normalizar a aplicação das vacinas”, diz a nota.

A vacina pentavalente, como o nome indica, protege a criança contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. Ela deve ser tomada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Entre em nossos Grupos de WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *