Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereador de Mogi apela ao governo federal para fornecimento de vacinas pentavalente 2



Foi aprovada, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes da última terça-feira (24), a Moção nº 73/2019, de autoria do vereador Diego de Amorim Martins (MDB), popularmente conhecido como Diegão, que faz um apelo ao governo federal para o fornecimento urgente de vacinas pentavalente, que estão em falta na cidade desde junho.



A vacina pentavalente, como o nome indica, protege a criança contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. Ela deve ser tomada aos 2, 4 e 6 meses de idade.



“A situação é preocupante, porque doenças como o sarampo, por exemplo, que estava erradicado no país, ressurgiu de forma epidêmica em certas localidades. Então, há que se providenciar a distribuição das novas vacinas pentavalente o mais rápido possível”, disse o vereador.



A vacina pentavalente foi adquirida de um laboratório da Índia pelo Ministério da Saúde (o Brasil não a produz), por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e foi reprovada nos testes de qualidade, por isso, ficou em falta em vários postos. Já foram compradas novas doses, mas ainda não chegaram até Mogi.



Na Moção aprovada na Câmara, Diegão pede a reposição urgente das vacinas, em quantidade suficiente para vacinar, inclusive, as crianças que deixaram de ser vacinadas nos últimos meses.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *