Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano confirma primeiro caso de Varíola do Macaco; o terceiro no Alto Tietê



A Prefeitura de Suzano informou que foi comunicada, na última quinta-feira (21), por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do governo federal, sobre o registro do primeiro caso confirmado de um morador da cidade contaminado com Varíola do Macaco (Monkeypox). O paciente é um homem de 41 anos, que teria contraído a doença no município de São Paulo.



De acordo com a administração municipal, os primeiros sinais apareceram no último dia 20 e logo ele procurou uma unidade hospitalar fora de Suzano. No dia seguinte o exame teve resultado positivo e a Secretaria Municipal de Saúde foi informada a respeito. O homem ficará em isolamento na sua residência até o próximo domingo (31) e seu estado clínico é bom, informou a Prefeitura.



Após a confirmação, a pasta disse que entrou em contato com o indivíduo para começar a monitorar sua condição e comunicou todos os serviços de saúde sobre o caso confirmado, embora a contaminação não tenha ocorrido na cidade.



Também foram enviadas fotos das lesões apresentadas pelo paciente aos profissionais que fazem atendimento nas unidades municipais. O objetivo foi promover um treinamento on-line com médicos e enfermeiros de modo a facilitar um diagnóstico diferencial de possíveis casos de Varíola do Macaco que venham a surgir.



A administração municipal informou, ainda, que há também um caso suspeito na cidade, de outro homem, de 58 anos. Uma amostra de sangue dele já foi colhida e será enviada pela Secretaria Municipal de Saúde ao Instituto Adolfo Lutz nos próximos dias.

Este é o terceiro caso de Varíola do Macaco confirmado na região do Alto Tietê. No início da segunda quinzena de julho, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou o primeiro caso em Itaquaquecetuba. Já na última sexta-feira (22), o segundo caso foi confirmado em Mogi das Cruzes pela Prefeitura.

Sintomas da Varíola do Macaco

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De 1 a 3 dias após o início desses sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele que podem estar localizadas em mãos, boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Como se prevenir contra a Varíola do Macaco

  • Evitar contato próximo/íntimo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado;
  • Evitar o contato com qualquer material, como roupas de cama, que tenha sido utilizado pela pessoa doente.
  • Higienização das mãos, lavando-as com água e sabão e/ou uso de álcool gel.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: