Categorias
CULTURA

Secretaria da Educação de Mogi das Cruzes lança documentário ‘Serra do Itapety’



No início deste mês, a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, através do Departamento Pedagógico (Deped), lançou o documentário ‘Serra do Itapety’, no Bloco Didático do Cemforpe. O projeto foi realizado em comemoração aos 462 anos da cidade.



O material destaca pontos como o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello (Parque Chiquinho Veríssimo), que recebe visitas monitoradas, e o Pico do Urubu, ponto mais alto da serra. O vídeo também apresenta dicas de livros de pesquisadores da cidade e trechos do filme ‘Serráqueos’, de Rodrigo Campos. A curadoria do projeto foi feita por Cíntia Oliveira, Luiz Flavio Silva e Angélica Lucas Bezerra.



A Serra do Itapeti, um dos mais importantes remanescentes da Mata Atlântica, é um patrimônio natural, cultural e arqueológico da cidade. “Foi um trabalho maravilhoso feito pelo nosso Departamento Pedagógico com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e outros parceiros. É importante termos um material como esse para que todos conheçam mais e possam ajudar a preservar esse tesouro natural de nossa cidade”, disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos. 



O roteiro foi elaborado por Ana Luiza Campello Saijo e Renata Giácomo, da equipe técnica do Deped. “Com a pandemia, construímos um repertório para a construção de roteiro para as videoaulas e a apresentação. Pensamos este documentário sob a perspectiva das crianças de uma forma lúdica e leve”, disse Ana.



A produção e edição das imagens foram feitas pelos orientadores de informática do departamento, Eduardo Lélis, Eduardo Leal e Gustavo Firveda. “Foi uma experiência muito bacana. Tivemos acesso a muita informação que só vemos quando participamos de um projeto como esse”, disse Lélis.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente, parceira do projeto, destacou o olhar mais amplo do documentário para a serra. “Quando a gente fala de educação ambiental é importante não ficar só com o viés de conservação, mas também pensar em como as pessoas convivem com aquele espaço, quais são as relações que eles estabelecem com a natureza”, disse Carla Panzeri, educadora ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

O documentário, elaborado com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, está disponível no canal da Secretaria de Educação no YouTube.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: