A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou que, com o objetivo de reforçar o efetivo voltado à segurança pública na cidade, está contratando 40 novos guardas municipais.
Os convocados devem iniciar o treinamento obrigatório da corporação na próxima semana. A previsão é que eles atuem nas ruas no início do ano que vem, informou a administração municipal.
Atualmente, a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes conta com 209 agentes, que desenvolvem diversas funções voltadas à segurança pública, monitoramento e proteção do patrimônio público. No início deste ano, outros 40 guardas municipais já iniciaram as ações com a corporação.
“O trabalho com a segurança pública é uma novidade para os municípios e também uma demanda constante da sociedade. Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura vem fortalecendo as ações da Guarda Municipal, com reforço no efetivo, novas viaturas, equipamentos e infraestrutura para termos uma cidade cada vez segura para os mogianos”, disse o prefeito Marcus Melo.
Veja também:
- Defesa Civil e Guarda de Mogi se preparam para a Operação Verão
- Vereador propõe isentar guardas de tarifa de ônibus em Mogi
- Guarda Municipal de Mogi receberá 60 pistolas da Polícia Civil
Estrutura
A estrutura física da Guarda Municipal também está sendo ampliada, com duas obras que estão em andamento em regiões geograficamente opostas da cidade. Em Jundiapeba, está sendo construído o Polo Municipal de Segurança, na avenida Lourenço de Souza Franco.
O local terá base da Guarda Municipal, Centro de Formação e Treinamento, inclusive com local para a prática de tiro, e espaço para o canil da corporação. A Prefeitura também trabalha junto ao Governo do Estado para instalar um Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) no Polo de Segurança. O investimento na construção do Polo Municipal de Segurança é de R$ 1.096.300,26.
Já na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no Socorro, está em andamento a construção da Central de Inteligência da Guarda Municipal. O local receberá a estrutura da Secretaria Municipal de Segurança, sede da Guarda Municipal, a central de monitoramento, atendimento telefônico, Defesa Civil, entre outras. O investimento é de R$ 3,9 milhões.
Além disso, na região central, será construída uma base para a Guarda Municipal na praça Oswaldo Cruz, que contará com uma central de monitoramento das câmeras do Centro. A estrutura faz parte das obras de requalificação urbana daquela região da cidade.
A corporação já conta com bases no Terminal Central, Parque da Cidade e no Parque Centenário.