O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, viajou a Londres, na Inglaterra, neste fim de semana, para participar de um intercâmbio de experiências sobre ações estratégicas para a chamada Primeira Infância, período da vida que vai da gestação até os seis anos de idade. O programa de estudos acontece no campus da London School of Economics.
Até 15 de outubro, o prefeito participará de reuniões de trabalho ao lado de uma equipe técnica da Prefeitura de Mogi das Cruzes, formada pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues e pela arquiteta e urbanista Fabíola de Almeida, coordenadora de Projetos Físicos e Urbanísticos da Secretaria de Planejamento. A psicóloga Milena Grieco, que gerencia o Programa Criança Feliz da Secretaria Municipal de Assistência Social, também fez parte do processo.
De acordo com a administração municipal, o objetivo é trocar ideias para o desenvolvimento de ações e sistemas urbanos que melhorem a vida de bebês, crianças e de seus cuidadores.
O convite partiu da parceria em defesa da primeira infância firmada entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Fundação Bernard Van Leer, em andamento desde 2021. Além de Mogi, mais dez cidades de diferentes locais do mundo participam da apresentação de ações estratégicas. São elas: Abu Dhabi (Emirados Árabes), Kohima (Índia), London Borough of Tower Hamlets (Reino Unido), Massachusetts (Estados Unidos), Mafra (Portugal), Recife (Brasil), Renca (Chile), Riobamba (Equador), Rourkela (Índia) e Yatta (Palestina).
O trabalho desenvolvido em Mogi das Cruzes que garantiu a participação no programa de estudos em Londres abordou a pandemia de Covid-19 e sua relação com a primeira infância e o ambiente onde vivem as crianças. O secretário Claudio Rodrigues afirmou que a pandemia trouxe grandes desafios para a cidade, expondo ainda mais as desigualdades sociais e econômicas existentes. Segundo ele para enfrentar estes desafios, a cidade estabeleceu como prioridade em sua agenda a implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância e ao desenvolvimento global das crianças.
“Nossa grande preocupação neste retorno às aulas pós-pandemia foi a criação de ambientes educacionais saudáveis para receber as crianças, e também apoiar os cuidadores e os provedores de serviços. A ação estratégica definiu como território para a Intervenção Piloto a comunidade do Jardim Aeroporto. As crianças passam a maior parte do tempo durante seu período de infância no lar ou no ambiente escolar (creche/escola)”, disse o secretário.
Segundo a Prefeitura, a viagem é totalmente paga pela Fundação Bernard Van Leer e não há custos para o município. A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler assumirá o Executivo no período em que o prefeito estiver no programa de estudos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram