Categorias
MOGI DAS CRUZES

Por maior reajuste salarial, servidores protestam em frente à Prefeitura de Mogi das Cruzes



Um grupo de servidores públicos municipais de Mogi das Cruzes realizou uma manifestação em frente à Prefeitura na tarde desta quinta-feira (14). Eles reivindicam um reajuste salarial maior do que o proposto pelo executivo.



Convocado pelo SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Mogi das Cruzes e Guararema), o protesto teve início por volta das 16h, reunindo aproximadamente 150 servidores de diferentes setores do funcionalismo público. A vereadora Inês Paz (PSOL) também participou do ato.



Os manifestantes seguravam cartazes e, com o apoio de carro de som, gritavam em coro, pedindo a valorização da categoria. Houve tentativa de obstruir faixas da Avenida Narciso Yague Guimarães, ação que a princípio foi impedida pela Polícia Militar (PM-SP). Depois, os servidores saíram em passeata pelas ruas da cidade até a região central.



Ao final do protesto, foi decidido que uma nova assembleia será realizada pelo SINTAP na próxima terça-feira (19), às 19h, para que sejam definidos os rumos da mobilização.



Desde a última segunda-feira (11), os servidores estão em “estado de greve”, instrumento político que alerta o governo para uma iminente paralisação. Na quarta (13), eles lotaram as galerias da Câmara de Mogi das Cruzes durante a sessão ordinária, com o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares para o pleito da categoria.

O índice de correção apresentado pela administração municipal foi de 3,15%, baseado no Fipe-IPC (Índice de Preços ao Consumidor), no entanto, a categoria pede reajuste de 5,64%, sugerindo a aplicação em duas parcelas: 3,5% agora e 2,14% em janeiro, além da extensão do vale-alimentação e vale-refeição para mais servidores; e a transposição de regime para mais de 1.000 servidores regidos pela CLT.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes diz que, no momento, não há espaço orçamentário e financeiro para atender as exigências apresentadas. Ainda segundo a administração municipal, a atual gestão foi a que mais investiu nos servidores. “Ao longo dos três últimos anos, além de aumento real no dissídio, injustiças históricas foram corrigidas e diversas ações implementadas para valorizar o servidor, as quais geraram impacto financeiro considerável aos cofres públicos”, diz nota enviada à imprensa.

Confira a seguir mais fotos da manifestação realizada pelos servidores nesta quinta-feira:

Fotos: Roberta Bertoli/NM

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: