Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Secretaria Municipal de Saúde de Poá, através do Centro de Bem-Estar Animal (Cebeap), em parceria com a ONG Gaari, abre, nesta sexta-feira (11), inscrições para o serviço de castração para animais de famílias de baixa renda.
O objetivo da ação é promover o controle reprodutivo de cães e gatos no município e, consequentemente, evitar que filhotes sejam abandonados nas ruas e que sofram maus tratos.
De acordo com a Prefeitura de Poá, ao todo, serão disponibilizadas 500 vagas e as inscrições seguirão abertas até que elas se esgotem. A castração está prevista para acontecer nos dias 18 e 19 de novembro, e 3, 4 e 10 de dezembro, a partir das 8h.
O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, explicou que nesta etapa serão realizadas 830 cirurgias de cães e gatos. “Isso porque 330 pessoas já aguardavam na lista de espera para serem atendidas. O munícipe que fez a inscrição deve comparecer no próprio Cebeap, no dia e horário de agendamento de cada um”, disse.
A Prefeitura informa, ainda, que não há limite de idade para que um animal possa ser castrado, mas uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada seis meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.
“Além de proporcionar o controle populacional de cães e gatos, a castração também evita que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, além de ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território”, disse Leonardo.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas presencialmente no Centro de Bem-Estar Animal, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso apresentar um documento com foto e comprovante de renda e de endereço.
O Centro de Bem-Estar Animal de Poá está localizado na rua São Manoel, 361, na Vila Amélia.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram