Categorias
BRASIL

PIS Pasep ano-base 2022: veja valor previsto e quando será o pagamento



O PIS Pasep ano-base 2022 será pago pelo governo federal no ano que vem, por conta de um atraso que houve no calendário de pagamentos do abono salarial.



O atraso começou em 2021, quando, por conta da pandemia, em vez de pagar o PIS Pasep ano-base 2020, o governo decidiu utilizar os recursos para pagamento do Bem (Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda). Com isso, o abono saiu somente em 2022.



Já este ano, foi feito o pagamento do PIS Pasep ano-base 2021. Quem tem direito e ainda não realizou o saque, tem somente até o dia 28 de dezembro para fazer a retirada do dinheiro (veja como).



O pagamento do PIS Pasep ano-base 2022, portanto, será feito em 2024, seguindo calendário que ainda será divulgado pelo governo federal.



Valor do PIS Pasep ano-base 2022

Como de costume, o valor do abono salarial terá como referência o novo salário mínimo, cujo reajuste deve ser anunciado entre o fim de 2023 e o início de 2024.

O valor que cada trabalhadores receberá vai variar de acordo com o tempo trabalhado pela pessoa em 2022 (ano-base) – quem trabalhou o ano inteiro, recebe o valor integral; quem trabalhou menos tempo tem acesso ao valor proporcional.

O projeto da Lei Orçamentária de 2024, que foi enviado ao Congresso no dia 31 de agosto, prevê salário mínimo de R$ 1.421 para o ano que vem, conforme valor confirmado pela ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Quem receberá o PIS Pasep em 2024?

Terão direito ao PIS Pasep ano-base 2022 todos os trabalhadores que atuaram com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2022, com remuneração de até dois salários mínimos. Para receber, também é preciso estar inscrito no PIS ou Pasep há, pelo menos, cinco anos.

Para consultar se tem direito ao saque do PIS Pasep o trabalhador deve acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no portal gov.br, ou pelo telefone 158.

Para receber mais novidades sobre crédito e benefícios sociais, entre em nossos grupos no FacebookTelegram e WhatsApp

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: