Categorias
BRASIL

PIS Pasep: 478 mil pessoas não sacaram o abono em 2022; veja como consultar


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Os trabalhadores que têm direito ao PIS Pasep 2022 (ano-base 2020) receberam o abono salarial entre 8 de fevereiro e 31 de março, no entanto, 478.724 pessoas ainda não sacaram o dinheiro, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.


Do total de trabalhadores, cerca de 125.624 não sacaram o PIS (iniciativa privada) e 353.100 não sacaram os valores do Pasep (serviço público). O prazo para saque do abono salarial chega ao fim no dia 29 de dezembro de 2022.

O valor do PIS Pasep varia de acordo com a quantidade de dias que o trabalhador prestou serviço com carteira assinada em 2020. O valor mínimo é de R$ 101, podendo chegar a R$ 1.212, equivalente a 12 meses de trabalho.

Leia também:  Veja como fazer empréstimo pessoal no Banco Santander e pagar em até seis anos

Quem tem direito ao PIS Pasep

  • O trabalhador cadastrado no programa PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos
  • O trabalhador que prestou serviço para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) por pelo menos 30 dias no ano-base
  • O trabalhador que em média recebeu até dois salários-mínimos de remuneração mensal no período trabalhado em 2020
  • O trabalhador que esta com os dados atualizados na RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais)/eSocial
Leia também:  MEI: veja três opções de cartão de crédito para quem tem CNPJ

Não terão direito ao abono os trabalhadores rurais empregados por pessoa física, empregados domésticos, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física, equiparada a jurídica.


Os trabalhadores receberam o PIS diretamente em suas contas da Caixa Econômica Federal. Para os que não possuem conta no banco foi criado uma Poupança Social Digital, no aplicativo Caixa Tem. Já o pagamento do abono salarial do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil.

Leia também:  Empréstimo na hora: veja bancos que liberam crédito pessoal rápido

Caso o trabalhador ainda não tenha sacado o PIS Pasep, é possível verificar a situação por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou no Portal Gov.br.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Compartilhe essa notícia: