Categorias
BRASIL

PIS Pasep: 478 mil pessoas não sacaram o abono em 2022; veja como consultar



Os trabalhadores que têm direito ao PIS Pasep 2022 (ano-base 2020) receberam o abono salarial entre 8 de fevereiro e 31 de março, no entanto, 478.724 pessoas ainda não sacaram o dinheiro, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.



Do total de trabalhadores, cerca de 125.624 não sacaram o PIS (iniciativa privada) e 353.100 não sacaram os valores do Pasep (serviço público). O prazo para saque do abono salarial chega ao fim no dia 29 de dezembro de 2022.



O valor do PIS Pasep varia de acordo com a quantidade de dias que o trabalhador prestou serviço com carteira assinada em 2020. O valor mínimo é de R$ 101, podendo chegar a R$ 1.212, equivalente a 12 meses de trabalho.



Quem tem direito ao PIS Pasep

  • O trabalhador cadastrado no programa PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos
  • O trabalhador que prestou serviço para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) por pelo menos 30 dias no ano-base
  • O trabalhador que em média recebeu até dois salários-mínimos de remuneração mensal no período trabalhado em 2020
  • O trabalhador que esta com os dados atualizados na RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais)/eSocial

Não terão direito ao abono os trabalhadores rurais empregados por pessoa física, empregados domésticos, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física, equiparada a jurídica.



Os trabalhadores receberam o PIS diretamente em suas contas da Caixa Econômica Federal. Para os que não possuem conta no banco foi criado uma Poupança Social Digital, no aplicativo Caixa Tem. Já o pagamento do abono salarial do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil.

Caso o trabalhador ainda não tenha sacado o PIS Pasep, é possível verificar a situação por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou no Portal Gov.br.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: