Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mercado Municipal de Mogi das Cruzes terá evento da safra anual do caqui neste sábado



A Secretaria Municipal de Agricultura de Mogi das Cruzes promove neste sábado (30), das 9 às 15 horas, no Mercado Municipal, um evento de promoção à safra anual do caqui, em parceria com instituições do setor.



A ação tem como objetivo de promover a venda e o consumo da fruta mais popular da cidade. Serão distribuídas amostras para degustação das variedades de caqui e apresentadas sugestões de receitas aos visitantes.



De acordo com a administração municipal, o evento, que é realizado todos os anos, serve para levar conhecimento e valorização de produtos locais, como é o caso do caqui. “Nossa missão é fortalecer o agronegócio na cidade e uma das diretrizes é o mercado interno. Os eventos públicos são oportunidades para mostrar aos mogianos a importância da produção agrícola em nossa cidade”, disse o secretário municipal de Agricultura, Felipe Almeida. 



Professores e alunos do curso de nutrição do Centro Universitário Braz Cubas irão participar do evento com atendimentos nutricionais gratuitos à população. O trabalho irá oferecer serviços de educação e orientação nutricional.



Os técnicos da Secretaria de Agricultura e os estudantes da Braz Cubas disponibilizarão para a população cartilhas com informações sobre a origem da fruta. O material inclui dados sobre valor nutricional, recomendações e diversas receitas produzidas com caqui. 

Sobre a fruta

O caqui é originário da Ásia. Na China e no Japão, a fruta é cultivada há séculos e tão apreciada quanto a maçã. O caqui chegou a São Paulo em 1890 pelos portugueses e teve sua expansão de cultivo partir de 1920, com os imigrantes japoneses, que trouxeram novas variedades e o domínio da produção.

No Alto Tietê, o caqui ocupa uma área de 1.884 hectares e Mogi das Cruzes é o maior produtor, com 916 hectares de plantação. Somente no município, a produção deste ano está estimada em torno de 45 mil toneladas, o que representa cerca de 50% da produção nacional de caqui. 

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: