Categorias
CULTURA

Peça de rua ‘Terra abaixo, Rio acima’ será exibida gratuitamente em Suzano nesta sexta



O Teatro Contadores de Mentira, em Suzano, recebe, nesta sexta-feira (25), às 20h, o espetáculo de rua ‘Terra abaixo, Rio acima’, em sessão única e gratuita. A peça é realizada pelo coletivo teatral Cênica, de São José do Rio Preto.



A apresentação é itinerante: elenco e plateia caminham juntos por cerca de 200 metros. Após o espetáculo, será realizada uma roda de conversa entre artistas e público. As atividades são em parceria com o Grupo Contadores de Mentira.



Com repertório musical tocado e cantado ao vivo pelo elenco, a peça é resultado de pesquisas realizadas pelo grupo no Noroeste Paulista. Serviram de inspiração casos conhecidos a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná, concluída em 1978, a exemplo da lenda da Velha Barrageira, bem como fatos históricos como a Revolta do Arranca-Capim, encabeçada por camponeses em Santa Fé do Sul na década de 1950.



O protagonista é baseado em Aparecido Galdino Jacintho (1923-2020), o Aparecidão, líder religioso na antiga Rubineia, cidade inundada pelo lago formado em razão da usina. Ele era conhecido por benzer e curar pessoas e animais e foi retratado no documentário ‘O Profeta das Águas’, de Leopoldo Nunes (1966-2020).



O projeto é viabilizado pelo edital de Circulação de Espetáculos de Teatro do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo de SP.

O Teatro Contadores de Mentira está localizado na rua Maria de Lourdes Molina Vieira, 42, no Parque Maria Helena, em Suzano.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: