Categorias
MOGI DAS CRUZES

Operação Verão: Mogi das Cruzes prepara ações para atender emergências causadas pelas chuvas



A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará, entre 1º de dezembro e 31 de março de 2023, a Operação Verão 2022/23. A ação é voltada ao atendimento de urgências e emergências causadas pelas chuvas, contando com a participação de toda a estrutura da administração municipal, além de órgãos estaduais e empresas concessionárias. 



Na última sexta-feira (18), foi realizada uma reunião preparatória, na Escola de Governo e Gestão, que contou com a participação de representantes de secretarias e órgãos envolvidos.



O trabalho da Operação Verão é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da concessionária de energia elétrica EDP



De acordo com a administração municipal, Mogi das Cruzes não possui áreas com risco iminente de deslizamento. As 12 áreas com este tipo de risco que existem atualmente são particulares e regularizadas. Durante todo ano são acompanhadas periodicamente pela Defesa Civil e os moradores são orientados, informou a Prefeitura, acrescentando que o trabalho também é feito nas 14 áreas com risco de inundação, e nos locais em que podem ocorrer alagamentos. Nestes pontos, há acúmulo de água, que escoa pelos sistemas de drenagem quando a precipitação ameniza.



Serviços de prevenção

A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou que, entre os meses de janeiro e setembro, a Secretaria de Infraestrutura Urbana realizou a desobstrução de 4.226 metros de galerias de águas pluviais, a manutenção ou implantação de 1.186,2 metros de sistemas de drenagem e de 1.780 unidades de equipamentos de drenagem. Além disso, foi feita roçada e limpeza em 422.792 metros quadrados de córregos e valas.

Já a Secretaria de Segurança conta com uma estrutura de fiscalização específica para evitar a ocupação irregular de Áreas de Risco ou de Proteção Ambiental, como beiras de rios e áreas próximas a encostas. A ação também conta com a participação da Patrulha Ambiental, da Guarda Municipal, que atua nas questões de preservação ambiental e também para evitar ocupações irregulares. O trabalho é feito em conjunto com a Patrulha Rural, que tem como foco as regiões mais distantes do município.

Os telefones para urgências e emergências ligadas às chuvas são o 199, da Defesa Civil, e 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Ambos atendem a população 24 horas por dia.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: