Categorias
CULTURA

Museu da Energia de Salesópolis oferece diversas atividades culturais nesta sexta e sábado

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Visitas a ricos acervos, oficinas das mais variadas atividades e exposições recheiam a programação do ‘Museu da Energia de Portas Abertas’, em novembro, evento realizado anualmente pelos Museus da Energia geridos pela Fundação Energia e Saneamento.


Na unidade de Salesópolis, no Alto Tietê, as ações acontecerão no próximo sábado (11) e domingo (12). Elas são gratuitas e abertas ao público.

Este ano, a programação tem como tema Museu e a Comunidade, iniciativa que busca estimular a ocupação dos museus pelo público em geral, oferecendo vivências práticas, imersivas, promovendo novas experiências nesses espaços para incentivar e fortalecer a cultura local.


O Museu de Energia de Salesópolis vai oferecer Contação de História – Macaco Guia, Oficina de Kokedama, mostra Caminhos da Energia, Oficina de Fanzine, Oficina de Tintas Naturais, Teatro “Crianças da Natureza” com intérpretes de libras, Oficina de Musicalização Infantil e o Sarau Colina, que tem como objetivo apresentar e valorizar a cultura e arte de Salesópolis através da apresentação dos artistas locais.


Para participar das oficinas é necessário realizar a inscrição prévia pelo WhatsApp ou e-mail da unidade – (11) 99115-0020 ou [email protected]. O Museu da Energia de Salesópolis fica localizado na Estrada dos Freires, km 6.

Atividades

Teatro “Crianças da Natureza” –  O espetáculo teatral “Crianças da Natureza” propõe uma reflexão sobre a responsabilidade dos seres humanos em relação ao planeta Terra. Na montagem, a natureza é tratada como um personagem. Dentro do cotidiano de uma cidade, um grupo de crianças busca se religar com a natureza com ações que aprenderam na escola. O texto leva o espectador a refletir sobre escolhas e consequências, mostrando que ações contra o desperdício de água e controle do lixo produzido são fundamentais para a qualidade de vida.

Oficina de Tintas Naturais – Beterraba, açafrão, urucum, hibiscus e outros vegetais são apresentados como opção para produção de tintas. A oficina terá apresentação do universo vegetal e suas cores, utilização de pintura livre e atóxica, jogos de integração com a natureza, brincadeiras em roda e em pequenos grupos para buscar a conexão com a natureza.

Oficina de Musicalização Infantil – As atividades propostas na oficina buscam desenvolver de maneira prática, lúdica e divertida a concepção sonora-musical e a exploração de timbres em instrumentos musicais confeccionados a partir de materiais alternativos e de reuso, fortalecendo noções básicas de preservação do meio ambiente e de cidadania através do conceito da hierarquia dos resíduos (reduzir, reutilizar e reciclar).

Oficina de Fanzine – Fanzine ou Zine, abreviação de magazine, é uma forma de manifestação alternativa com uma revista confeccionada manualmente para trabalhar temas livres e expor ideias, através de colagens, desenhos e textos digitados ou escritos à mão.  O fanzine permite à criança refletir sobre temas que envolvem a sua realidade e a sociedade, incentivando a livre expressão e a autonomia de pensamento, além de fortalecer o diálogo entre professores e alunos no ambiente educacional. 

Programação

11 de novembro

  • Caminhos da Energia – 10h – Leva o visitante ao percurso que a energia elétrica faz até chegar aos consumidores, desde o reservatório aos espaços expositivos
  • Teatro “Crianças da Natureza” – 14h
  • Oficina de Tintas Naturais – 15h30

 12 de novembro

  • Contação de História – Macaco Guia – 10h – Atividade lúdica e participativa para o público infantil utilizando o fantoche “Macaco Guia”
  • Oficina de Musicalização Infantil – 11h30
  • Oficina de Fanzine – 14h
  • Sarau “Colinas” – 15h – Apresentações musicais, apresentações de danças típicas da região, em parceria com o Coletivo Colina, que atua na área social, ambiental, cultural e política de Salesópolis
  • Oficina de Kokedama – 16h – Objetos para a decoração da casa e de jardins, no paisagismo, os kokedamas também podem ser explorados de diversas formas

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram

Compartilhe essa notícia: