Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Iniciada há exatamente um mês, a campanha de vacinação contra a poliomelite em Mogi das Cruzes atingiu apenas 30,5% do público-alvo. De acordo com dados da administração municipal, a estimativa é que Mogi das Cruzes tenha 20.610 crianças na faixa etária atendida, porém apenas 7.818 tomaram a dose até o momento, o que significa que 12.972 crianças ainda precisam receber o imunizante.
A vacina é destinada a crianças de 1 a 4 anos e 11 meses de idade. A meta da Prefeitura mínima é vacinar 95% das crianças deste grupo, para diminuir o risco do retorno da doença no país.
A baixa adesão à vacina não atinge somente o município de Mogi das Cruzes. Em todo o estado de SP, a ação alcançou, até o momento, 33,4% de crianças, motivo pelo qual o governo estadual decidiu prorrogar a campanha até 30 de setembro – ela terminaria nesta sexta-feira (9).
Ação especial
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes realizará, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), um esquema especial de vacinação contra a poliomielite.
Ao todo, sete postos de saúde terão o horário estendido na sexta-feira, das 17h às 20h. São eles: Botujuru, Braz Cubas, Jardim Camila, Jundiapeba, Mineração, Jardim Maricá e Ponte Grande.
Já no sábado, duas unidades oferecerão atendimento: a UBS Jundiapeba, das 9h às 15h, e a UBS Santa Tereza, das 11h às 15h.
Durante a semana, a vacina continua disponível em todos os postos de saúde da cidade, das 8h às 16h.
“Definimos por estender o horário de vacinação na sexta e ofertar as doses também no sábado justamente para ajudar os pais que trabalham e não têm tempo de levar durante a semana. A imunização é importantíssima, a vacina é segura e salva vidas. Por isso, faço um apelo aos pais: tragam seus pequenos para receber a gotinha contra a pólio. Precisamos impedir que esta doença volte ao nosso país”, disse o secretário de Saúde, Zeno Morrone Jr.
Sobre a doença
A poliomielite é uma doença que causa a paralisia infantil e ainda não é considerada erradicada. Ainda há países com casos endêmicos e neste ano foi observado o retorno de casos em nações que já tinham eliminado a doença; o caso mais recente ocorreu em julho, nos Estados Unidos. As Américas não registravam casos da doença desde 1991, quando houve a última ocorrência no Peru. No Brasil, o último caso foi em 1989.
Atualmente, o Brasil está listado entre os países com alto risco para a reintrodução do vírus da pólio, devido às baixas coberturas observadas nos últimos anos, tanto na vacinação de rotina quanto nas campanhas.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram