Categorias
ALTO TIETÊ

​Linha 11-Coral tem tempo de viagem reduzido em 7 minutos, segundo CPTM



A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que a Linha 11-Coral, que liga a região do Alto Tietê ao centro da capital, teve o tempo médio de viagem reduzido em 10%, de 70 para 63 minutos na viagem de ponta a ponta.



A velocidade média dos trens da Linha 11-Coral, que possui 50,5km de extensão, aumentou de 43,58 km/h para 48,42km/h, informou a CPTM, acrescentando que isso se tornou possível graças a melhorias promovidas pela área de operação e manutenção da companhia nas estratégias operacionais.



“Essa importante redução no tempo de viagem confere ao passageiro mais conforto e mais tempo para as suas atividades, seja trabalho, estudo, descanso ou lazer”, afirma Paulo Henrique Mota, Gerente de Circulação e Controle Operacional da CPTM.



Entre as ações adotadas pelas áreas de operação e manutenção, segundo a companhia, estão:



  • Aumento da velocidade no trecho entre Poá e Ferraz de Vasconcelos de 70 para 90km/h;
  • Alteração da sinalização nas proximidades da Estação Mogi das Cruzes, permitindo estabelecimento de rota em tempo menor para partida de trens para Estudantes, e aumento da velocidade média entre estas duas estações de 50 para 90km/h;
  • Correção do raio da curva na entrada da Estação Brás, aumentando a velocidade no trecho de 20 para 50 km/h, além do aumento na velocidade de entrada em região de plataforma de 50 para 60 km/h;
  • Início da operação da sub-estação de energia de Dom Bosco;
  • Padronização da frota em circulação na linha 11-Coral com trens da série 8000, possibilitando melhor regulação da circulação e menor tempo de parada.

“Isso mostra a total preocupação da CPTM e seus colaboradores com a população da região leste de São Paulo e Alto Tietê. Já havíamos encerrado a baldeação obrigatória em Guaianases em 2019 e trabalhamos ainda mais para reduzir o tempo de viagem, o que para nós é motivo de orgulho e respeito com nossos passageiros”, disse Pedro Moro, presidente da companhia.

Em março, a CPTM deu início às obras de construção de sanitários públicos na Estação Braz Cubas. As obras de implantação dos sanitários comuns e acessíveis devem durar cerca de nove meses.

Já no início de abril, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, autorizou a liberação de recursos para que a CPTM conduza e elabore o projeto de reforma da estação Mogi das Cruzes. Segundo o governo estadual, além das obras de modernização, o local receberá uma nova passarela, que servirá como solução para a passagem em nível, para benefício dos passageiros e moradores da região. 

O mesmo modelo de projeto deve ser adotado para as outras três estações do munícipio – Estudantes, Jundiapeba e Braz Cubas – com previsão de elaboração a partir de 2023.

Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: