Categorias
MOGI DAS CRUZES

Veja os ganhadores do Campeonato Internacional de Robótica realizado em Mogi das Cruzes



Aconteceu na semana passada, entre os dias 21 e 23, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, o Campeonato de Robótica RSM Challenge, que contou com cerca de 550 competidores de oito países.



No total, foram 13 categorias disputadas durante os três dias do campeonato.  As competições foram divididas de acordo com as características dos robôs participantes. Além dos equipamentos controlados no local, as disputas também tiveram a participação de robôs controlados à distância e de unidades que funcionam de forma autônoma.



“Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Brasil a reconhecer a robótica como esporte e é uma honra receber uma competição internacional desta importância. O município recebeu participantes de várias cidades do Brasil e também de outros países, o que trouxe reflexos positivos para os setores ligados ao turismo, como o hoteleiro, de alimentação e de serviços”, disse o prefeito Caio Cunha, que acompanhou o evento.



Vencedores

Na categoria Seguidor de Linha Profissional, a vencedora foi a equipe Thunderatz, da Escola Politécnica da USP. Já na disputa Júnior desta categoria, os vencedores foram o time Dom Botic, da cidade de Rio Claro. Na categoria Mini Futebol, o título ficou com a equipe Itandroids, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.



Nas competições de Mini Sumô, a equipe Robotbulls, do Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, venceu na categoria 500 gramas Autônomo, enquanto a equipe RSM Robótica, de Mogi das Cruzes, ficou com o título na categoria 500 gramas Rádio Controlado.

Já na modalidade Sumô, a equipe Kimauánisso, do Instituto Mauá de Tecnologia, foi o grande destaque. Os competidores de São Caetano do Sul foram campeões nas categorias 3kg Profissional Autônomo, 3kg Profissional Rádio Controlado e 1kg Lego Profissional. Já na categoria 1kg Lego Júnior foi vencida pela Omegabotz, da Facens de Sorocaba, enquanto a equipe Dragonbotz, do Instituto Federal de São Paulo, também de Sorocaba, levou a melhor na categoria 750 gramas Júnior.

Na modalidade Combate, a equipe Uai!rrior, Universidade Federal de Itajubá, venceu a categoria Fairweight, o time Trincabotz, do CEFET-MG, levou a melhor na categoria Antweight, e a equipe Troia, da Universidade Federal de Lavras, foi a campeã na categoria Beetleweight.

Fotos: Divulgação

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia:

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)