Categorias
ALTO TIETÊ

Guarda Municipal e Defesa Civil resgatam gambás e lagarto em Suzano

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Nos últimos dias, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil de Suzano atenderam cinco ocorrências de resgate de gambás-de-orelha-preta e um lagarto teiú.


De acordo com a administração municipal, as primeiras ocorrências foram no último fim de semana, quando o GPA resgatou gambás-de-orelha-preta nos bairros Chácaras Ceres e Jardim Leblon.

No sábado (30), os agentes foram acionados após a informação de que um animal estaria nos fundos de uma residência localizada na rua Antônio Jorge Passos, Chácaras Ceres e, após o resgate, o gambá foi devolvido ao seu habitat.

Leia também:  Rodrigo Ashiuchi assumirá a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da capital paulista

No domingo (1) a equipe foi chamada para resgatar um filhote que estava em uma propriedade da rua Kame Hashimoto, no Jardim Leblon. Retirado do local, o animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Parque Ecológico do Tietê para receber os cuidados necessários. Na segunda-feira (2) a Defesa Civil também realizou o resgate de outro animal na mesma casa.


Já nesta terça-feira (3), uma equipe da Defesa Civil foi informada de que seis animais, sendo a mãe e mais seis filhotes, foram encontrados por moradores da rua Carlos Freire, no Jardim Natal. Como os gambás não tinham qualquer ferimento nem apresentavam condições que inspiravam cuidados, eles foram devolvidos à natureza.

Leia também:  Em busca de vaga na Copa Brasil 2025, Suzano recebe Viapol Vôlei São José no último jogo do ano

Também nesta terça, uma equipe do GPA foi acionada para resgatar um lagarto teiú, que foi encontrado por um morador do Jardim Belém próximo à rua Ramos de Azevedo. Ele colocou o animal em um balde e o entregou aos agentes. Como o teiú não apresentava nenhum ferimento ou condição que o impedisse de voltar à natureza, os agentes devolveram o réptil para seu habitat.

“Sabemos da importância da manutenção da vida destes e de tantos outros animais da nossa Mata Atlântica, principalmente aqui em Suzano, onde temos uma grande área deste bioma. Os trabalhos da Defesa Civil e do GPA foram fundamentais para que os resgates fossem bem-sucedidos e por isso parabenizo nossos agentes por mais este serviço prestado a Suzano”, disse o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva.

Leia também:  Suspeito de tráfico de drogas é morto pela Guarda Municipal de Suzano

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Compartilhe essa notícia: