Categorias
ALTO TIETÊ

Guarda Municipal e Defesa Civil resgatam gambás e lagarto em Suzano



Nos últimos dias, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil de Suzano atenderam cinco ocorrências de resgate de gambás-de-orelha-preta e um lagarto teiú.



De acordo com a administração municipal, as primeiras ocorrências foram no último fim de semana, quando o GPA resgatou gambás-de-orelha-preta nos bairros Chácaras Ceres e Jardim Leblon.



No sábado (30), os agentes foram acionados após a informação de que um animal estaria nos fundos de uma residência localizada na rua Antônio Jorge Passos, Chácaras Ceres e, após o resgate, o gambá foi devolvido ao seu habitat.



No domingo (1) a equipe foi chamada para resgatar um filhote que estava em uma propriedade da rua Kame Hashimoto, no Jardim Leblon. Retirado do local, o animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Parque Ecológico do Tietê para receber os cuidados necessários. Na segunda-feira (2) a Defesa Civil também realizou o resgate de outro animal na mesma casa.



Já nesta terça-feira (3), uma equipe da Defesa Civil foi informada de que seis animais, sendo a mãe e mais seis filhotes, foram encontrados por moradores da rua Carlos Freire, no Jardim Natal. Como os gambás não tinham qualquer ferimento nem apresentavam condições que inspiravam cuidados, eles foram devolvidos à natureza.

Também nesta terça, uma equipe do GPA foi acionada para resgatar um lagarto teiú, que foi encontrado por um morador do Jardim Belém próximo à rua Ramos de Azevedo. Ele colocou o animal em um balde e o entregou aos agentes. Como o teiú não apresentava nenhum ferimento ou condição que o impedisse de voltar à natureza, os agentes devolveram o réptil para seu habitat.

“Sabemos da importância da manutenção da vida destes e de tantos outros animais da nossa Mata Atlântica, principalmente aqui em Suzano, onde temos uma grande área deste bioma. Os trabalhos da Defesa Civil e do GPA foram fundamentais para que os resgates fossem bem-sucedidos e por isso parabenizo nossos agentes por mais este serviço prestado a Suzano”, disse o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: