Categorias
ALTO TIETÊ

Decreto garante carteirinha a pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Suzano



Na última segunda-feira (10), o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, assinou um decreto que garante a emissão das carteirinhas de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa será organizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano.



A ação que aconteceu no Cineteatro Wilma Bentivegna, contou com uma entrega simbólica das sete primeiras carteirinhas. A expectativa da Prefeitura de Suzano é que mais de 1,2 mil pessoas possam solicitar a identificação.



O projeto de Lei 5.352/2022 que viabilizou a carteirinha é de autoria do vereador Artur Takayana. O objetivo é a identificação da pessoa diagnosticada com TEA, e a atenção integral em pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.



“A ideia é criar uma formalidade para identificar o portador de transtorno do espectro autista, para que ele seja facilmente identificado para gozar de todos os seus direitos. Muitas vezes, o portador deste transtorno não é facilmente identificado, o que torna a emissão desta carteira extremamente necessária”, explicou o vereador Takayana.



O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou qual será o efeito imediato do documento de identificação. “A entrega destas carteirinhas é um marco em nossa cidade. Isso mostra que Suzano é um município inclusivo, que se preocupa com todos os moradores, dando voz para este público que, por muitas vezes, passa despercebido nos estabelecimentos públicos e privados”, disse.

De acordo com a administração municipal, a ação tem caráter educativo e inclusivo e não prevê punições para estabelecimentos que desrespeitarem a determinação.

Como solicitar

A carteirinha pode ser solicitada na unidade do Centrus de Suzano, na sala da secretaria, sendo necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, foto, comprovante de endereço, laudo médico que comprove a condição. Após a solicitação, um processo de requisição é aberto e, dentro de aproximadamente dez dias, o documento é emitido.

O Centro Unificado de Serviços (Centrus) está localizado na avenida Paulo Portela, 210.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: