A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) espera que a Black Friday deste ano tenha um aumento de 10% nas vendas, em comparação com 2021.
Uma pesquisa de intenção de compras realizada pela PiniOn a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que 39% dos consumidores pretendem fazer compras na data. O levantamento, que ouviu mais de 1,6 mil pessoas de todo o Brasil, indicou que dois a cada cinco brasileiros pretendem antecipar as compras de Natal durante a Black Friday.
Entre os itens mais buscados pelos consumidores se destacam as roupas, calçados e acessórios (37%), celular (32%), computador, notebook e tablet (20%) e televisor (19%).
“Mesmo que a Black Friday tenha se consolidado no Brasil pelas compras online, os comerciantes precisam ter em mente que não é uma data apenas para as lojas virtuais. Esta é uma ótima oportunidade para os comércios físicos também”, disse o diretor de Eventos e Marketing da ACMC, Rafael Martins Lopes.
Estabelecer parcerias com fornecedores e criar estratégias para atrair os clientes para as lojas são algumas das orientações da Associação Comercial. “É importante negociar descontos com os seus fornecedores em algum produto especial. Oferecer descontos em uma linha de itens que não é muito procurada também é uma forma de divulgá-la”, acrescenta Lopes.
O diretor aconselha que os comerciantes aproveitem não apenas a sexta-feira para fazer as promoções. “É possível fazer uma semana de descontos, a Black Week ou o fim de semana a Black Weekend, isso atrai mais pessoas para as lojas. Outra estratégia é trabalhar com cash back, por exemplo, a cada R$ 100,00 em produtos o cliente tem um desconto de R$ 10,00 na próxima compra, assim ele retorna”, diz ele.
Copa do Mundo
Segundo a pesquisa, a Copa do Mundo também impactará as vendas da Black Friday. 23% dos entrevistados responderam que devem procurar calçados para praticar esportes e 22% pretendem adquirir camisas da seleção brasileira.
Um levantamento da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o campeonato deve movimentar R$ 1,5 bilhão no varejo brasileiro.
“Aproveite a Copa do Mundo, relacione os descontos com o evento esportivo. Enfeite seu comércio com balões pretos, todas essas ações remetem às promoções”, conclui o diretor de Eventos e Marketing da ACMC.
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