O artista Maurício Chaer, de Mogi das Cruzes, protagoniza o novo documentário do diretor e roteirista Rodrigo Campos, ‘Arte InspirAção – Chaer: Pirata Contemporâneo’, que visa retratar o processo criativo do artista, entrando em uma jornada que caminha entre o lúdico e as transformações da arte de vanguarda.
O média-metragem passa por todas as fases artísticas de Chaer, desde suas esculturas em cerâmica, ao lado de seu então mestre ceramista Akinori Nakatani, até chegar aos quadros e instalações feitas de galhos de mamona e esculturas de cimento. No entanto, o que traz vigor ao filme são as ideias e o processo criativo do artista, que são as verdadeiras matérias-primas de suas obras.
“O Chaer traz muita pluralidade e diversidade para a arte contemporânea. Ele trabalha com muitos tipos de materiais e técnicas, além de fazer parte da vanguarda. Ele está sempre à frente de seu tempo e consegue trabalhar em cima das novas propostas da própria arte. Então falar do Chaer não é só um resgate biográfico, mas sobretudo uma aventura em seu processo criativo”, disse o diretor Rodrigo.
Chaer se apresenta como um personagem singular, que abre as portas da percepção para visitar um novo universo. Como protagonista, ele consegue manifestar sua arte não somente pelos trabalhos que desenvolve, mas na forma de se relacionar com o mundo, de viver e de pensar.
Por meio de pesquisa de arquivos históricos, o documentário reconstrói momentos emblemáticos da trajetória da arte na região, como, por exemplo, o envelopamento do Theatro Vasques em Mogi, feito em 2002, bem como de outras ações realizadas em anos anteriores.
O projeto, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Mogi das Cruzes, está em fase de pós-produção, e deve ser lançado em março ou abril de 2024.
Trailer do documentário
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.