Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi das Cruzes lança Operação Verão, com objetivo de reduzir impactos das chuvas

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (28), a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou oficialmente a Operação Verão 2023/2024, que terá início na próxima sexta (1), com o objetivo de minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que costumam ser registradas nesta época do ano.


A entrevista coletiva contou com a presença do prefeito Caio Cunha, vereadores, secretários municipais, representantes da Defesa Civil, que coordena as ações, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“O quem tem se demonstrado, desde o início deste ano, é que as chuvas quando vêm, agora, elas estão vindo de uma vez só. Só para ter ideia, no início deste ano, em um dia, choveu o que era para ter chovido em dois meses. Muito forte. Foi quando houve aquela tragédia no Litoral Norte e aqui também afetou bastante. Desde então, a gente tem trabalhado muito, tanto na limpeza e desobstrução das galerias, criação de novos terminais, a desobstrução do Rio Jundiaí, que há mais de 10 anos aguardava por isso”, disse o prefeito Caio Cunha.

Leia também:  Prefeitura entrega cobertura de quadra poliesportiva no Residencial Novo Horizonte

De acordo com a administração municipal, durante o período da Operação Verão, o atendimento a urgências e emergências causadas pelas precipitações são prioridades para toda a estrutura da Prefeitura e órgãos de atendimento. Nos meses de realização da operação, a Defesa Civil de Mogi das Cruzes mantém ainda contato contínuo com a Defesa Civil do Estado, para o acompanhamento das condições climáticas e para o planejamento de ações a serem desenvolvidas. Além disso, o monitoramento das áreas de risco também é intensificado.


O trabalho da Operação Verão é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da concessionária de energia elétrica EDP.

Leia também:  EDP registra mais de 700 ocorrências no Alto Tietê após temporal desta sexta

Quedas de energia

Questionado sobre os casos de falta de energia após as recentes chuvas em Mogi das Cruzes, o prefeito Caio Cunha afirmou que cobrado à EDP com relação às podas de árvores, com o objetivo de evitar futuras quedas na fiação e a consequente falta de energia.

“Quando a árvore está sobre os fios. Ela tem a possibilidade de cair ou interromper algum tipo de fornecimento por conta da proximidade com a fiação, a poda é responsabilidade da EDP. Eles já tem essas árvores mapeadas e constantemente eles tem que fazer essa manutenção”, disse Caio Cunha. “Eles são responsáveis por isso e o pior, quando fazem, deixam os galhos todos no chão. Aí, quando chove, vai tudo para o rio. Então, a gente tem cobrado uma eficiência maior, inclusive com a necessidade de aplicação de multas, dentre outras coisas”, afirmou o prefeito.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Leia também:  IPTU Mogi das Cruzes 2025 sofrerá reajuste de 3,45%, com base na inflação
Compartilhe essa notícia: