As Eleições 2022 para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa de São Paulo terminaram com um saldo de cinco deputados eleitos na região do Alto Tietê, sendo três deputados federais e dois estaduais.
Marco Bertaiolli (PSD), de Mogi das Cruzes, foi reeleito deputado federal com 157.552 votos, sendo que mais da metade (80.760) foi conquistada em sua cidade natal, onde ele foi prefeito por dois mandatos (de 2009 a 2016). Com isso, Bertaiolli terminou as Eleições 2022 sendo o deputado federal mais votado em Mogi das Cruzes e o 32ª mais votado no estado de São Paulo.
Em entrevista ao Notícias de Mogi, Bertaiolli atribuiu o crescimento de seu desempenho eleitoral ao trabalho realizado em prol das micro e pequenas empresas, da geração de empregos, do programa Jovem Aprendiz e das Santas Casas e Hospital Filantrópicos. Ele também respondeu a perguntas sobre quem pretende apoiar no segundo turno do pleito eleitoral.
Confira a seguir a entrevista completa:
Notícias de Mogi – O senhor foi reeleito deputado federal com 157.552 votos, ou seja, cerca de 20 mil votos a mais que o conquistado nas últimas Eleições para a Câmara dos Deputados, em 2018. A que o senhor atribui este crescimento?
Marco Bertaiolli – Olha, eu entendo que esse crescimento é resultado do trabalho que fizemos por todo o Estado. Trabalhamos muito para defender as micro e pequenas empresas, para gerar emprego, para modernizar o programa Jovem Aprendiz e para manter o atendimento público gratuito realizado pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Também estivemos próximo e auxiliamos os municípios, não só com o encaminhamento de emendas, mas também com a representatividade junto ao Governo Federal e seus ministérios. Costumo falar que temos um mandato de resultado, voltado para fortalecer as cidades, as instituições e mudar a vida das pessoas para melhor.
NM – Como o senhor avalia seu desempenho eleitoral especificamente em Mogi das Cruzes e na região do Alto Tietê?
MC – Foi muito bom e eu só tenho que agradecer e reafirmar o meu compromisso de trabalhar todos os dias para defender o Alto Tietê, trazendo cada vez mais investimentos, prestação de serviços e qualidade de vida aos moradores.
NM – O Alto Tietê, que até então tinha quatro representantes na Câmara dos Deputados, passará a contar com somente três. O senhor acredita que essa perda de espaço político pode vir a prejudicar a região?
MC – O Alto Tietê é uma região forte politicamente, conquistou a sua representatividade política e será muito bem representada por todos os deputados federais e estaduais que foram eleitos.
NM – Como o senhor avalia a nova composição da Câmara, de forma geral? A que o senhor atribui o crescimento da representatividade do PL, que conseguiu eleger a maior bancada, com 99 deputados federais?
MC – Essa foi uma eleição muito polarizada, mas eu entendo que a Câmara Federal terá um alto nível com deputados voltados a defender os Estados, o País e buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas, que sofreu um forte impacto em razão da pandemia que assolou o país e o mundo. O PL é hoje um dos maiores partidos políticos do País e merece todo o nosso reconhecimento pela força de trabalho.
NM – Neste segundo turno das Eleições 2022, quem o senhor apoia? Lula ou Bolsonaro? Por que?
MC – Esta foi uma eleição complexa e polarizada entre os dois principais candidatos à Presidência da República, Lula e Bolsonaro. Para presidente, tdesde o primeiro turno, o nosso partido liberou seus filiados e fiz uma campanha totalmente liberada, respeitando aqueles que pensam de forma diferente e será assim, agora, também no segundo turno
NM – Na disputa ao Governo de SP, qual dos candidatos, na sua opinião, terá um olhar mais atencioso à região do Alto Tietê? Tarcísio ou Haddad?
MC – Meu candidato a governador, desde antes, já era o Tarcísio. Fui o único deputado da região a apoiá-lo e, inclusive, eu o trouxe a Mogi. Vou continuar trabalhando e me empenhando para que ele confirme esta liderança e seja o próximo governador de São Paulo, porque não tenho dúvidas de que é o melhor para Mogi. Estarei, como já estou, caminhando junto com ele para que vença as eleições.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram