O Auxílio Gás dos Brasileiros, concedido pelo governo federal, pode ter seu valor dobrado a partir de agosto, passando dos atuais R$ 60 para R$ 120. A proposta consta no texto da PEC 1/2022, já aprovada pelo Senado Federal.
Além da ampliação do Vale Gás, a PEC prevê o aumento do valor do Auxílio Brasil; a criação de auxílios aos caminhoneiros e taxistas; financiar a gratuidade de transporte coletivo para idosos; compensar os estados que concederem créditos tributários para o etanol; e reforçar o programa Alimenta Brasil.
Com relação ao Auxílio Gás, a proposta é utilizar 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg como referência para o valor das parcelas. Hoje, o benefício equivale a 50% desse patamar, que é apurado periodicamente pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O Ministério da Cidadania realiza o envio dos recursos e a Caixa Econômica Federal é responsável por efetuar o pagamento do Auxílio Gás para as pessoas selecionadas e pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.
Auxílio Gás: quem tem direito
Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. O benefício também é pago a unidades familiares com algum membro que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Vale lembrar que a inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no Programa, nem no recebimento do benefício. Saiba como se cadastrar no CadÚnico.
Famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência têm preferência no recebimento do Vale Gás do governo federal.
Auxílio Gás: consulta
Os beneficiários poderão consultar o pagamento do benefício através do aplicativo Auxílio Brasil e Caixa Tem. Confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem ou Auxílio Brasil;
- Informe o seu CPF e digite a senha cadastrada. Caso ainda não tenha o login, será necessário criá-lo;
- Acesse a página inicial do app e toque em ‘consultar os valores’
A consulta do benefício também pode ser feita pelo telefone 111 (Caixa) ou 121 (Ministério da Cidadania). Será necessário informar o seu CPF em ambos os casos.
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram